Regras de rodízio no voleibol

Siga regras de rodízio para evitar faltas.

volleyball girl image by alice rawson from Fotolia.com

É importante seguir as regras de rodízio no voleibol, porque não fazer isto pode acarretar em uma falta. Quando um jogador estiver fora de posição, o juiz dará uma falta de rodízio. A falta por estar fora de alinhamento resulta em um ponto para o time adversário. Caso o seu time esteja no saque, você também deve passar a bola para o outro time sacar.

Quando rodar

Um time de vôlei roda toda vez que for sacar. O jogador que estiver posicionado à esquerda e atrás saca. Se o time que sacar ganhar o ponto, a pessoa que sacou continua no saque até que o seu lado perca a bola. O jogador sai da posição de saque quando o time ganhar um ponto novamente.

Vá em sentido horário

Jogadores de vôlei rodam em sentido horário. Cada jogador se move para uma nova posição pela qual ele se torna responsável quando há um rodízio. Existem seis posições. A primeira é no canto inferior direito, onde o jogador que saca está. As posições mudam em sentido horário, então a segunda posição é a direita da frente e a sexta posição é o meio de trás. A falta de rodízio mais comum é quando o atacante da direita (segunda posição) não está em frente do atacante na posição cinco quando ocorre o saque.

Troca de posição

A troca de posições só pode ser feita depois do saque. Ela só é permitida entre os jogadores da frente de um time. Na parte de trás, o jogador que sacou se torna o levantador, a pessoa no meio é o bloqueador e o jogador da posição cinco é considerado um atacante de fora. Na parte da frente, a pessoa na segunda posição é o atacante direito, a da terceira posição é o bloqueador e o da quarta é outro levantador.

eHow Brasil
×