×
Loading ...

Como determinar a pressão total exercida no fundo do tanque

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A pressão total exercida na parte inferior de um tanque está relacionada com a profundidade do tanque e a densidade do seu fluido. Um fluido é definido para ser uma substância em um estado gasoso ou líquido. A pressão aumenta a medida que a profundidade aumenta, até atingir um máximo na parte inferior do tanque. A pressão é uma força por unidade de área exercida sobre uma superfície ou, no presente caso, a força exercida pelo fluido sobre as paredes do tanque. O pascal (representado por Pa) e as libras por polegada quadrada (representado por psi) são duas unidades comuns em que a pressão é medida.

Instruções

A pressão neste copo de água aumenta com o aumento da profundidade (glass of water image by Alexandra Gnatush-Kostenko from Fotolia.com)
  1. Determine a densidade do fluido no tanque em termos de quilogramas por metro cúbico. Esta pode ser localizada através de um livro ou tabela de referência. Por exemplo, a densidade do leite é de 1030 kg / m ^ 3.

    Loading...
  2. Meça a distância do fundo do tanque para o topo em centímetros. Esta é a profundidade do tanque. Por exemplo, digamos que a profundidade seja de 50 cm.

    Uma fita métrica comum (tape measure image by Joann Cooper from Fotolia.com)
  3. Converta a profundidade para metros dividindo por 100, uma vez que 100 centímetros é igual a 1 metro. Isto dá uma profundidade de 0,50 metros.

  4. Multiplique a densidade da matéria no tanque (neste caso, o leite) com a profundidade do tanque e a aceleração devido à gravidade para obter a pressão na parte inferior do tanque em pascais. A aceleração da gravidade é de 9,8 m / s ^ 2. Completando o exemplo, você tem x x (1030 kg / m ^ 3) (0,5 m) (9,8 m / s ^ 2) que produz uma pressão de 5047 pascais.

Loading...

Dicas

  • Converta a pressão em pascal para psi dividindo por 6,894.8, já que 1 psi é igual a 6,894.8 pascais.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Lápis
  • Papel
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...