×
Loading ...

Como determinar a quantidade de areia, cascalho e cimento em um metro cúbico de concreto

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Concreto é uma mistura de água, areia, cascalho e cimento. É possível misturar manualmente seu próprio cimento em projetos de construção caseiros desde que se mantenham as quantidades em valores abaixo de dois metros cúbicos de volume total. Não é prático misturar volumes maiores em decorrência dos pesos e dos tempos de manuseio. Para determinar como misturar um metro cúbico de concreto, é necessário saber quanto de cada ingrediente colocar na mistura.

Instruções

Misturas de concreto variam um pouco dependendo de suas aplicações e condições de mistura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Meça o tamanho da maior peça de cascalho. Caso ela possua 0,95 cm, anote sua proporção de cascalho como 1,5. Se o tamanho máximo de cascalho for 1,25 cm, então a proporção de cascalho deverá ser igual a 2. Se o tamanho máximo for igual a 1,9 cm, então a proporção será de 2,5. Caso o tamanho máximo seja de 2,5 cm, a proporção deverá ser igual a 2,75. E se o tamanho máximo de cascalho for de 3,75 cm, então a proporção de cascalho deverá ser 3.

    Loading...
  2. Some 4 à proporção de cascalho. Chame esse número de "A". Divida "1,31" por A. Esse resultado é a porcentagem de cimento na mistura necessário para fazer um metro cúbico de concreto.

  3. Multiplique 1,15 pela percentagem de cimento que sua mistura necessita. O resultado é o número de metros cúbicos de cimento necessários em sua mistura. O volume total de concreto é igual a aproximadamente dois terços do volume dos ingredientes separados.

  4. Multiplique o número de metros cúbicos de cimento necessários por 1505,74. O resultado é o número de quilogramas de cimento necessários. Existem 1505,74 kg de cimento em um metro cúbico, e o cimento geralmente é vendido por peso.

  5. Divida "3,275" por A. O resultado é a porcentagem de areia necessária em sua mistura. Multiplique 1,15 pela porcentagem de areia para determinar o volume de areia necessário em metros cúbicos. Multiplique esse resultado por 1601,85 para determinar o peso de areia em quilogramas que a mistura requer. A densidade da areia é de 1601,85 kg/m^3, e a areia geralmente também é vendida por peso.

  6. Multiplique a proporção de cascalho por "1,31" e chame esse número de B. Divida B por A. O resultado é a porcentagem de cascalho na mistura. Multiplique 1,15 pela percentagem de cascalho necessária para obter o volume em metros cúbicos. Multiplique o resultado por 1601,85 kg/m^3, que é o peso aproximado de um metro cúbico de cascalho. O resultado é o peso de cascalho necessário em sua mistura.

  7. Divida "0,655" por A. O resultado é a percentagem de água necessária em sua mistura. Multiplique essa percentagem por 1,15 para obter o número de metros cúbicos de água necessários na mistura. Divida o resultado por 17,38 para obter o número de litros de água que a mistura precisa.

Loading...

O que você precisa

  • Régua
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...