Mais
×

Como determinar a resistência de um LED de 12 volts

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Aprenda a medir a resistência de um diodo emissor de luz (LED, em inglês) de 12 volts para saber se ele precisa ser substituído. Esse componente eletrônico permite a passagem de corrente elétrica em apenas uma direção e é utilizado em circuitos de 12 volts. Para ser mais específico, o LED ilumina quando a corrente flui na direção certa. Mesmo que o diodo acenda, sua resistência, ou capacidade de limitar o fluxo de corrente, pode ser alta demais para determinado circuito. Os LEDs podem ser encontrados em várias aplicações, como lâmpadas, postes e computadores.

Instruções

Utilize um multímetro digital para medir a resistência (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  1. Ligue o multímetro e ajuste o seu indicador de medição na opção de resistência. Geralmente, a resistência é designada pela letra grega ômega maiúscula, o símbolo utilizado para representar a medida de resistência, chamada ohm.

  2. Conecte o condutor vermelho do multímetro na entrada positiva do dispositivo. Essa entrada é indicada por uma letra maiúscula "V" ou "ômega".

  3. Conecte o condutor preto do multímetro na entrada negativa do dispositivo. Essa entrada é geralmente indicada pela abreviação "COM", que significa "comum".

  4. Prenda a outra ponta do cabo vermelho no polo positivo do LED, indicado pelo sinal "+". Prenda a outra ponta do cabo preto ao polo negativo do LED, indicado pelo sinal "-". Se estiver funcionando de forma adequada, o multímetro fará a leitura da resistência e exibirá um valor bem próximo de zero ou indicará que o valor é pequeno demais para ser exibido.

  5. Troque os conectores de posição nos polos do LED. O multímetro deve agora exibir um valor infinito ou uma mensagem dizendo que a resistência é alta demais para ser medida. Qualquer outra leitura pode ser indício de falha no LED, por permitir a passagem da corrente nessa direção.

O que você precisa

  • Multímetro digital
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article