×
Loading ...

Como determinar o tamanho da corrente de uma motosserra Stihl

Atualizado em 21 novembro, 2016

Toda serra, não importa quão boa, ficará cega de vez em quando - especialmente se for muito usada. Você pode reafiar uma corrente cega muitas vezes, mas, eventualmente, ele terá de ser substituída por uma nova. Embora haja comprimentos padrão de 25 cm a 1 m, correntes vêm em diversos estilos e tipos de elos que afetam o comprimento, por isso é importante que você saiba como identificar corretamente a corrente para sua serra.

Instruções

Aprenda a determinar o tamanho da corrente de uma motosserra Stihl (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque a extremidade de uma trena contra a parte da frente da caixa onde a lâmina emerge da serra.

    Loading...
  2. Estique-a até a ponta da serra em sua extensão mais distante. Essa medição é o "comprimento de corte" da barra e determina o tamanho da corrente que você precisa comprar (arredonde para o número par mais próximo. Por exemplo, se a barra medir 39,4 cm, compre uma corrente para uma barra de 40 cm).

  3. Conte três rebites na corrente e meça a distância entre o centro do primeiro até o centro do rebite. Divida o número resultante por 2 para obter o número para o tamanho da corrente da motosserra.

  4. Conte o número de partes de acionamento em sua cadeia (os elos de acionamento são aqueles que apontam para baixo como dentes e se encaixam na ranhura na barra para "girar" a corrente quando a serra estiver ligada). Partes de acionamento vêm em diferentes tamanhos, de modo que o número de elos afeta a medição final .

  5. Se você não se sentir seguro sobre a medição de sua barra ou pretende comprar uma corrente e uma barra novas de um tamanho diferente, leve o número do tamanho da corrente e o número de peças de acionamento até uma loja de materiais de motosserra. Especialistas podem verificar esses números usando um gráfico para determinar o tamanho da corrente.

Loading...

Dicas

  • Correntes Stihl terão os números de tamanho da corrente e calibre na lateral dos dentes da corrente, poupando-lhe o incômodo de medir e contá-las.

Aviso

  • Correntes de motosserra são muito afiadas. Use sempre luvas grossas ao manuseá-las!

O que você precisa

  • Trena

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...