Mais
×

Como determinar o tamanho de um parafuso para madeira

Atualizada June 13, 2017

O parafuso para madeira é um pequeno parafuso feito de latão, aço inox ou bronze, especialmente projetado para manter dois pedaços de madeira unidos. Esses parafusos são encontrados em tamanhos de bitola de 0 a 24, e cada um desses números indica o diâmetro máximo da cabeça do parafuso, o diâmetro da espiga, da base e as roscas por polegada. Determinar qual tamanho é o melhor para o seu projeto é uma questão de tirar algumas medidas simples.

Instruções

Encontre o tamanho certo de parafuso para madeira para o seu trabalho (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  1. Meça a espessura do primeiro pedaço de madeira que você irá parafusar. A espiga do parafuso, que é a parte sem as roscas logo abaixo da cabeça, deve passar totalmente através do primeiro pedaço. Isso garante que o parafuso ficará preso com firmeza, sem rachar a madeira.

  2. Meça o total de madeira que o parafuso irá penetrar. Compare com o comprimento total do parafuso escolhido. Deve sobrar cerca de 6 mm ou mais de material além da extremidade do parafuso para garantir que ele não atravessará ou rachará a madeira.

  3. Verifique a largura do pedaço de madeira que você irá parafusar. Meça o diâmetro da base dos parafusos que pretende usar. Esse diâmetro é a largura da parte roscada do parafuso. Certifique-se de que haja pelo menos 1,25 mm de material de cada lado das roscas.

  4. Confira seus cálculos para compensar as diferenças nos tipos de cabeça dos parafusos de madeira. Existem três tipos principais de cabeça: chata, redonda e oval. Escareie os parafusos de cabeça chata, caso os utilize. Isso significa que você deve considerar o comprimento da cabeça em seus cálculos. Parafusos ovais também devem ser escareados. Não escareie parafusos de cabeça redonda.

Dicas

  • Os diâmetros em polegadas da base dos parafusos para madeira variam de 1/4 a 3/64.

Coisas Necessárias

  • Fita métrica
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article