Como determinar o tamanho de uma viga em "I"

Escrito por christian hollendonner | Traduzido por josé víctor dias lourenço
Como determinar o tamanho de uma viga em "I"

O aço é o material mais usado para vigas

Michael Blann/Digital Vision/Getty Images

O termo "viga com perfil em I", geralmente, refere-se às vigas estruturalmente mais eficientes de flange larga, que têm a mesma forma de uma viga-I com algumas pequenas diferenças. Elas têm, em grande parte, substituído as formas clássicas de viga-I, por causa de sua capacidade de maior espaçamento. Essas vigas não têm sido produzidas por muitos anos, mesmo que as pessoas que não são do ramo da construção ainda se refiram a flanges largas como vigas-I. É importante saber como projetar o tamanho adequado de uma flange grande de viga, a fim de criar um sistema estrutural seguro.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Entendendo o espaço

  1. 1

    Determine o tamanho dos elementos verticais que vão apoiar a viga de aço. Há sempre o peso da própria viga para ser considerado, por isso, é imperativo que você entenda o quanto as colunas ou outros elementos verticais podem aguentar antes de projetar as vigas.

  2. 2

    Meça o espaço entre os dois elementos verticais (colunas) sobre os quais você projetará a viga de flange larga. Lembre-se sempre de medir "no centro", quando medindo entre elementos estruturais. Isso significa que você deve medir a distância entre os centros de cada coluna ou elemento vertical.

  3. 3

    Verifique se você colocou os espaços corretos entre as colunas, e que as ancorou com segurança na fundação. Além disso, certifique-se de que as colunas são exatamente da mesma altura. Se não, o feixe que as atravessa pode perder eficiência.

    Escolhendo o tamanho correto

  1. 1

    Meça a extensão total, e certifique-se que seja de 12 metros ou menos. Isso porque o espaço típico das vigas de aço é de 6 a 12 metros. No entanto, vigas de aço para a redes abertas tornaram-se uma alternativa econômica devido ao seu peso reduzido.

  2. 2

    Faça o projeto para um feixe com base nas regras práticas de estimativa de profundidade de vigas. Para as vigas de aço, a profundidade pode ser estimada como sendo 10% do vão livre. Para vigas mestras de aço, a profundidade pode ser estimada em 5% do espaço entre colunas.

  3. 3

    Projete uma viga com base na largura do feixe pela regra prática da estimativa. Esta regra é que a largura de feixe deve ser de um terço à metade da profundidade da viga.

  4. 4

    Consulte a tabela para vigas de flange larga no site Especialista em Projetos Estruturais ("Structural Drafting Net Expert", em inglês) citado nas referências. Ele inclui o tamanho de cada tipo de viga de flange fabricado. Selecione o elemento estrutural apropriado para o trabalho a partir da tabela.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media