Deusas gregas cujo nome começa com "M"

Escrito por w.d. johnson | Traduzido por saryne cruz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Deusas gregas cujo nome começa com "M"
Histórias dos deuses e deusas gregos têm cativado amantes de mitologia por séculos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A saga dos deuses e deusas gregos tem fascinado aqueles que escutam suas histórias por séculos. Enquanto nenhum dos deuses e deusas gregas maiores têm nomes que começam com a letra "M", algumas dessas histórias em torno dos deuses menores são cativantes da mesma forma para os amantes da mitologia.

Outras pessoas estão lendo

Maia: Deusa da primavera, da fertilidade e do fogo

Maia foi uma das mais antigas e mais belas das sete filhas de Atlas e Pleione. Tímida, ela viveu sozinha em uma caverna na Arcádia até Zeus encontrá-la e se apaixonar por ela, começando um caso escondido de Hera, sua esposa. Do relacionamento deles nasceu Hermes, que roubou de Apolo alguns bois quando criança. Maia, mais tarde, cuidou de Arcas, um filho de outro relacionamento de Zeus, e o criou como seu próprio filho após Hera ter punido a mãe dele, Calisto, com a morte.

Megaira - Deusa da vingança

Megaira, ou Megera, era a deusa rancorosa das três Erínias, cujo hálito queimava, cujo sangue envenenava e cujas mãos tinham coroas de serpentes. Nascidas do sangue derramado durante a castração de Uranus por seu filho para vingar a morte dos irmãos, a existências das Erínias era consumida pela missão compartilhada de realizar a vingança por crimes de assassinato, injustiça, perjúrio, ingratidão ou desrespeito que, de alguma forma, escapava às provisões da sociedade por justiça. Elas puniam infratores de forma implacável até que demonstrassem remorso - mesmo que elas continuassem punindo os infratores depois da morte.

Métis - Deusa da prudência e sabedoria

Métis, filha de Oceano e Tétis, foi outra das várias amantes de Zeus, assim como uma conselheira para ele durante a guerra de Titãs. Sua astúcia e sabedoria o assistiram durante várias façanhas importantes, como quando enganou Cronos para vomitar as crianças que ele engoliu. Quando Métis ficou grávida de Atenas, Zeus, temendo as profecias de que a criança que ela tivesse seria mais poderosa que ele, engoliu Métis antes que a criança pudesse nascer. Apesar disso, a criança, Atena, emergiu da cabeça de Zeus completamente formada e armada, então Métis continuou fornecendo a Zeus bons conselhos, de dentro da cabeça dele.

Moira - Deusas do destino

Chefiadas por Zeus, as deusas do destino, as Moiras - cujo nome genérico significa "partes atribuídas" - eram um grupo de deusas que designavam o destino inevitável de todo homem. Quando cada pessoa nascia, elas atribuíam um número de linhas para a vida dele, seguindo cada passo e trazendo consequências apropriadas para suas escolhas e ações.

Mnemósine - Deusa do tempo, memória e lembrança

Criadora de palavras, a Mnemósine era responsável por garantir que os humanos memorizassem e relembrassem os mitos dos deuses em tempos que a escrita não existia. Nove meses após Zeus ter dormido com ela por nove noites consecutivas, ela deu à luz a nove filhas, que vieram a ser conhecidas como as Musas. As filhas brincavam, dançavam, cantavam e forneciam entretenimento para os deuses e deusas, servindo como fonte de inspiração artística e criativa.

Mais deusas com a letra inicial "M"

Melissa (a deusa das abelhas), Meilichia e Melinoe (deusas do mundo subterrâneo), Molpadia (deusa do parto), Mistis (deusa do ensino), Methe (deusa da bebedeira) e Macária (deusa da morte abençoada) são mais outras deusas gregas cujos nomes começam com a letra "M".

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível