×
Loading ...

O dilema dos novos profissionais: menos trabalho e mais lazer?

Muitas pessoas atualmente passam mais tempo trabalhando do que o necessário. Enquanto algumas fazem isso por necessidade, outras fazem porque gostam, são os famosos workaholics, pessoas viciadas no trabalho. Mas nenhum empregado consegue ter alta produtividade todo o tempo. Ele precisa de intervalos para "esfriar a cabeça". Todos têm desejos materiais, e muitas vezes são difíceis de realizar. O problema é que mais trabalho resulta em mais estresse e, consequentemente, em menor a qualidade de vida. Por isso que é crescente o número de pessoas que foca sua vida no lazer e não no trabalho.

Fazer intervalos durante o dia de trabalho ajuda a diminuir o nervosismo (Getty Images)

Trabalhe para viver e não viva para trabalhar

Se sua vida gira em torno do trabalho, refleta um pouco. O emprego deve permitir que você realize seus sonhos e desejos, como viajar, ir a um restaurante legal, comprar uma casa, roupas novas ou algo do tipo. Tome muito cuidado para não tornar sua carreira a coisa mais importante na sua vida, colocando-a na frente da família, dos amigos e principalmente do seus momentos livres.

Loading...

Trabalhar demais não é saudável

Algumas pessoas se orgulham de trabalhar muito. Contudo, o trabalho em excesso gera estresse, e passar muito tempo sob pressão não é saudável. Algumas pessoas podem sofrer de pressão alta, gastrite e insônia. A agenda ocupada também pode levar o profissional a se alimentar mal e praticar menos atividades físicas.

Excesso de trabalho prejudica a vida social

Quantas vezes você deixou de passar um tempo com sua família ou amigos por que precisava terminar uma tarefa? Quando isso se torna frequente, uma luz vermelha deveria acender na sua mente. Se você colocar o trabalho na frente de bons momentos com as pessoas que ama é porque alguma coisa está errada. Sempre há excessões e em alguns dias realmente é necessário ficar até um pouco mais tarde, porém isso não deve se tornar uma rotina.

Não deixe de fazer o que gosta

Muitas pessoas abrem mão de praticar um hobbie para trabalhar, porém todos precisam de momentos de lazer. Pense no que você gosta de fazer, seja ler, praticar um esporte, cozinhar, ver TV, tocar um instrumento musical ou fazer artesanato. Não deixe que isso saia da sua rotina. Estabeleça ao menos um dia da semana para fazer o que você gosta e, por maior que seja sua quantidade de trabalho, não troque seu momento de lazer por isso. Organize-se, distribua tarefas no trabalho e capacite outras pessoas. Assim, você terá mais tempo para relaxar.

Mantenha o sono em dia

Quem nunca ficou trabalhando até tarde e teve que levantar no dia seguinte para continuar o projeto da noite anterior? Sinta-se privilegiado caso nunca tenha passado por isso. Uma vez ou outra é até aceitável, porém não perca suas horas de sono para trabalhar. Se for para dormir tarde, que seja praticando seu hobbie e não trabalhando. Quem dorme mal tem menor produtividade no dia seguinte. Por isso, preze por uma noite tranquila e longa de sono.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...