Os deveres de um recepcionista

Escrito por kate bradley | Traduzido por gabriela vilas boas ornelas
Os deveres de um recepcionista
Recepcionistas são comumente encontrados em casamentos (wedding celebration image by Warren Millar from Fotolia.com)

Recepcionistas são elementos comuns em casamentos, salas de cinema, teatros, óperas, estádios e eventos esportivos. Eles são geralmente responsáveis por supervisionar os assentos dos convidados e abordar todas as questões de localização ou de segurança que surgirem. Em geral, a função do recepcionista é a mesma em qualquer um desses lugares.

Lugares

Recepcionistas são obrigados a acompanhar os convidados e os participantes até seus lugares. Nos casamentos, devem escoltar convidados de honra, como os pais da noiva e do noivo, para assentos na parte da frente. No passado, foram responsáveis por garantir que os convidados do noivo estivessem sentados no lado direito e os da noiva no lado esquerdo, mas nos últimos anos os deveres dos recepcionistas em um casamento estão relacionados à distribuição equilibrada dos lugares. Em outras situações, esses profissionais ajudam os espectadores a localizarem seus assentos em um auditório, teatro ou estádio. Eles decidem se os lugares podem ser alterados e resolvem disputas sobre ingressos e assentos coincidentes.

Os deveres de um recepcionista
Recepcionistas ajudam os convidados a encontrarem seus lugares em tempo hábil (seats image by Snezana Skundric from Fotolia.com)

Supervisão das regras

Recepcionistas são responsáveis por fazer cumprir todas as políticas relativas ao comportamento dos convidados, em especial durante cerimônias ou eventos. Essas políticas se referem normalmente a qualquer comportamento ou atividade perturbadora. Por exemplo, os recepcionistas lembram os convidados e os participantes a desligar os telefones celulares e bips em casamentos e performances. Em eventos desportivos ou onde não seja necessário o silêncio, recepcionistas escoltam para fora pessoas indisciplinadas ou alteradas. Se a situação se agravar a ponto de perigo, é seu dever avisar o coordenador e entrar em contato com a polícia. Em um casamento, deve normalmente se reportar diretamente ao cliente. Em alguns locais, os recepcionistas também ajudam a coordenar e organizar o estacionamento para os convidados.

Os deveres de um recepcionista
Recepcionistas devem fazer cumprir as regras e políticas do local do evento (breaking the rules image by Gina Smith from Fotolia.com)

Relação com os convidados

Recepcionistas devem se vestir de forma limpa e apresentar uma “cara” profissional para cada convidado. Eles devem manter a calma em todas as circunstâncias e tratar os convidados com respeito sempre. Se há alguém no lugar errado, os recepcionistas devem educadamente pedir-lhe para se mover. Frequentemente, ficam responsáveis pela distribuição de programas e informações sobre o evento ou performance e respondem perguntas dos convidados sobre os tempos das performances/ eventos, intervalos, concessões, localização dos banheiros e políticas do local. Se houver pessoas idosas ou deficientes, os recepcionistas são responsáveis por garantir o deslocamento seguro da porta até seus lugares e prestar assistência, se necessário. Se os convidados solicitarem ajuda para procurar itens perdidos, esses profissionais devem fazê-lo.

Outros deveres

O recepcionista pode ser solicitado a realizar praticamente qualquer tarefa para fazer com que o evento ou a cerimônia transcorra mais suavemente. Às vezes, tem dupla função recolhendo os ingressos ou como seguranças, mantendo o controle daqueles participantes indisciplinados até os policiais chegarem. Em caso de emergência, devem manter as portas de saída desbloqueadas e sem obstruções.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível