×
Loading ...

Deveres e responsabilidades de um brigadista

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um brigadista é treinado com o intuito de garantir a segurança das instituições que abrigam feridos ou pessoas com transtornos psicológicos e, também, locais de grande porte onde se espera a concentração de várias pessoas. Os brigadistas profissionais devem trabalhar próximos aos locais de departamento de incêndio para assegurar que todas as normas de segurança aplicáveis ​​sejam respeitadas.

Um brigadista normalmente realiza seu trabalho em cooperação com os bombeiros locais (Front view of an old fire truck in front of a fire station image by Alexey Stiop from Fotolia.com)

Observação e prevenção contra incêndios

A principal responsabilidade dos brigadistas é simplesmente prestar atenção em qualquer indício de fogo, o que exige mais cuidado do que pode parecer. O brigadista deve possuir uma atenção cuidadosa aos detalhes e manter-se informado dos possíveis locais problemáticos, tais como áreas que possuem concentração de tomadas elétricas ao ar livre ou em locais onde as pessoas se reúnem para fumar. Além disso, devem estar preparados para notificar as autoridades competentes em caso de incêndio bem como saber onde encontram-se todos os extintores e as fontes de água para eventualidades de combate ao incêndio. Ainda, devem ajustar a iluminação e fiação local levando em consideração as leis de segurança para prevenir qualquer incêndio.

Loading...

Familiaridade com os procedimentos

Os brigadistas profissionais devem se familiarizar com os evacuamentos e procedimentos de segurança para cada evento. Esses procedimentos devem ser utilizados em caso de incêndio a fim de garantir que todos que estão no local saiam de maneira ordenada, evitando lesões e possíveis mortes. Isso exige muita calma nas situações de alta pressão.

Relatório

O relatório de patrulha feito por cada brigadista deve ser guardado e disponibilizado durante todo o evento. Esse relatório deve incluir o endereço do local, o momento em que cada patrulha ao redor das instalações foi realizada, nomes das pessoas que realizaram a patrulha, registros de qualquer comunicação e informação fornecidas pelo corpo de bombeiros em relação aos procedimentos de segurança para o local.

Procedimentos de patrulha

A equipe de brigadistas deve patrulhar a cada 15 minutos no caso de o local ser uma instalação institucional, como um hospital psiquiátrico ou sala de emergência, na qual os indivíduos possam estar inconscientes ou dormindo. Caso a instalação possua pacientes em plena consciência, a patrulha só precisa ser feita a cada 30 minutos. O relatório deve ser concluído ao término de cada patrulha e a próxima equipe deve estar ciente de eventuais problemas que possam ter surgido durante a patrulha anterior.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...