Deveres e responsabilidades de um técnico de computador

Escrito por pallab dutta | Traduzido por aline fernandes martins
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Deveres e responsabilidades de um técnico de computador
Mantendo ambientes de TI livre de problemas

Com a implantação e uso de grandes sistemas de computadores, redes e aplicações de TI em todos os setores e campos, os técnicos de informática são muito procurados em ambientes orientados à computação. Um técnico de computador testa; instala e mantém computadores e sistemas de TI; redes locais e redes de área ampla; e soluciona problemas de hardware e problemas relacionados à rede. Nos últimos anos, as responsabilidades têm sido ampliadas além da resolução de problemas centrados em hardware para incluir problemas de segurança de TI, programas de controle de software e manutenção ou reparação de todos os periféricos e dispositivos de armazenamento removíveis.

Outras pessoas estão lendo

Configurações de trabalho ditam as regras

Um técnico de computador funciona como um solucionador todos-em-um de computador ou um especialista de TI. Devido às aplicações muito difundidas de computadores e aplicativos de TI na era atual dos computadores, as funções e responsabilidades de um técnico de computador podem variar dependendo das definições de trabalho específicas ou ambiente de trabalho. Técnicos de PC executam tarefas especializadas, além de serem especialistas de suporte e "help-desk" em mega empresas e organizações com uma grande quantidade de funcionários. Um técnico de computador em lojas de computação e grandes lojas de eletrônicos de consumo no varejo com departamentos de serviços, normalmente, diagnostica problemas relacionados ao PC e conserta e repara computadores, impressoras e outros hardwares. Um técnico independente endereça as chamadas relacionadas a uma grande gama de serviços relacionados ao PC em domicílio e pequenas e médias empresas.

Responsabilidades primárias

Responsabilidades variam de uma posição para outra. Um técnico de computador executa algumas responsabilidades primárias na maioria das grandes organizações. Ele realiza a análise; testes e instalação de computadores e sistemas de hardware de grande porte; conecta PCs em uma rede; e configura equipamentos periféricos, componentes de hardware e dispositivos aliados. Um técnico carrega programas/pacotes e aplicativos de utilitários; instala sistemas operacionais; estabelece contas de email e endereços IP; e realiza upgrades de memória e de disco rígido. Ainda verifica problemas relacionados ao desempenho e problemas de suporte de rede; responde a reclamações e consultas; fornece assessoria técnica; e resolve os problemas técnicos dos funcionários por telefone ou pessoalmente.

Outros deveres importantes

Devido às múltiplas e crescentes necessidades de TI das organizações e, como parte de grandes equipes de TI, técnicos de informática também exercem outras atribuições e tarefas essenciais não rotineiras. Um técnico de computador também mantém registros dos trabalhos de manutenção e reparos; treina os usuários em novos pacotes de software e sistemas; instala e configura o software de computador e de internet; e soluciona problemas de "help-desk" e problemas de conectividade com a internet. Ele analisa questões de desempenho de rede e falhas de sistemas e equipamentos periféricos. Também elabora listas de verificação de manutenção preventiva em conjunto com outros membros da equipe de TI.

Ferramentas necessárias do ofício

Um técnico de computador está sempre de plantão em ambientes de grande local de trabalho e escritório. Ele tem de estar equipado com todas as ferramentas necessárias e auxiliares de software/tecnológica para realizar uma série de tarefas e funções. Enquanto endereça chamadas e resolve problemas de funcionários e profissionais em cubículos de escritório, "onsite" ou local em qualquer lugar em uma organização, ele carrega consigo um conjunto de ferramentas e outros apetrechos do ofício: ferramentas de hardware, CD de boot com programas de diagnóstico e utilitários de software, drives USB com softwares ou discos rígidos portáteis, CDs de segurança de PC e internet, testadores e cabos.

Apresentação conjuntos de técnicas/habilidades

A indefinição de funções de resolução de problemas de hardware, software e web nos ambientes de hoje fez com que técnicos de informática precisem ter amplo conhecimento e habilidades, a fim de ser eficaz no trabalho. Para resolver questões complexas de TI e internet e desenvolver habilidades técnicas em resolução de problemas, eles precisam ter um bom entendimento da evolução do TI, redes, tecnologias padrões e uma forte conhecimento de eletrônica, sistemas operacionais e pacotes de software. Os técnicos precisam mostrar boa capacidade de comunicação, a fim de explicar as questões e problemas técnicos para pessoas não técnicas e também trabalhar com os membros da equipe de TI.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível