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Deve-se passar graxa em escovas de motores elétricos?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um motor elétrico é, essencialmente, um fio enrolado em uma bobina dentro de um campo magnético. Em certos tipos de motor, escovas de carbono conduzem energia para a bobina através do contato com um comutador, que "comuta" (envia) a energia de volta para a bobina.

Alguns motores elétricos utilizam escovas de carbono para energizar o rotor (ancient fan image by Luisafer from Fotolia.com)

Função da escova

As escovas do motor permanecem paradas enquanto o motor gira. Elas entram em contato com o comutador, transferindo eletricidade para ele. O comutador é segmentado e cada segmento corresponde a uma bobina diferente. Conforme o rotor e o comutador giram, as escovas entram em contato com os diferentes segmentos, um de cada vez.

Desgaste das escovas

Quando o motor está em funcionamento, as escovas e o comutador continuamente entram e saem de contato, visto que comutador é segmentado. Isso desgasta as escovas, além do atrito causado pelo deslizamento sobre o comutador.

Contato elétrico

As escovas devem tocar o comutador para que o motor possa funcionar. Tentar lubrificar as escovas com graxa fará com que elas percam esse contato com o comutador. O grafite, uma forma de carbono utilizado para lubrificação, fornece o principal ingrediente na fabricação das escovas de motor, tornando os outros lubrificantes desnecessários.

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