Deve-se sempre usar terno para uma entrevista?

Escrito por jared lewis | Traduzido por elia regina previato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Deve-se sempre usar terno para uma entrevista?
Vestir-se para o sucesso é uma boa ideia, na maioria das vezes (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Existem opiniões conflitantes quanto a usar sempre terno para uma entrevista de emprego. Um artigo de 2006 na revista americana Business Week escrito por Julie Gordon afirma que não é necessário sempre usar um terno no mundo empresarial de hoje. No entanto, Megan McLachlan da revista Primer afirma exatamente o oposto: que sim, deve-se sempre usar teno a cada entrevista de emprego. O que fica claro sobre esse assunto é que não existe uma resposta definida.

Outras pessoas estão lendo

Primeira impressão

O velho ditado de que você nunca terá uma segunda chance para causar uma primeira impressão sempre é verdade quando se trata de uma entrevista para um emprego. Mesmo que haja uma boa razão para acreditar que é aceitável não usar um terno nessa ocasião, é mais provável que deixe uma melhor impressão na mente do gerente recrutador se você se vestir para o sucesso. Isso é especialmente verdadeiro se a maioria dos outros entrevistados se apresentarem sem terno. Você passará a imagem de um entre muitos, ou até mesmo de o único que se importou o suficiente para levar a entrevista de emprego a sério e se vestir adequadamente para ela.

Cultura empresarial

A cultura empresarial do empregador para o qual você está se candidatando pode ter um efeito sobre o que é considerado um traje aceitável. Por exemplo, se você estiver se candidatando a um cargo em uma empresa onde o traje casual é a norma, é tentador presumir que seja aceitável se vestir como os que já trabalham na empresa. Isso pode ser um engano, segundo Megan McLaughlan, pois não se vestir adequadamente pode fazer com que o candidato não se sobressaia o suficiente para causar uma boa impressão. Se você se vestir como todos os que já trabalham na empresa, corre o risco de se perder no meio da multidão.

Autoestima

Além de fornecer uma boa primeira impressão, vestir um terno terá um efeito positivo em sua autoestima. Pode aumentar a sua confiança e dar-lhe a energia positiva necessária para se sair bem na sua entrevista. Mais uma vez, voltamos à impressão que se causa no entrevistador, cuja percepção será largamente baseada em sua própria percepção pessoal. Se você passar a imagem de alguém bem apessoado e propriamente vestido, será algo a seu favor no sentido de responsabilidade e ética no trabalho.

Ambientes informais

O único caso em que pode ser aceitável usar algo diferente de um terno para uma entrevista de emprego é quando ela for realizada em um ambiente informal. De acordo com Julie Gordon da Business Week, ocasiões em que a entrevista ocorre em eventos de recrutamento realizados em universidades ou conduzidas por colegas de faculdade que possam ser sua conexão interna para conseguir um emprego tendem a ser as únicas ocasiões em que será aceitável não usar terno.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível