Por quanto tempo devo deixar a luz do aquário ligada?

Escrito por dustin pitan | Traduzido por amanda goulart weber
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por quanto tempo devo deixar a luz do aquário ligada?
Controle a quantidade de luz no seu aquário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

A luz do aquário tem um papel importante na saúde e bem-estar dos peixes. Ela permite que o peixe produza vitaminas importantes como a Vitamina D, e ao mesmo tempo permite que as plantas do aquário cresçam e produzam nutrientes para o peixe. No entanto, ela deve ser regulada, pois, se deixada ligada por muito ou pouco tempo, pode ser prejudicial à saúde do aquário.

Outras pessoas estão lendo

Pesquise sobre o seu peixe

Descubra por quanto tempo você deve deixar a luz do aquário ligada pesquisando sobre os tipos de peixe que você tem. Cada espécie possui suas necessidades, que podem ser determinadas pela quantidade de luz recebida. No entanto, todos os tipos de peixe precisam de um certo tempo no claro e um certo tempo no escuro. Não há nenhum tipo de peixe e nenhum aquário que prospere em constante luz ou constante escuridão.

Programe um temporizador

Na maioria dos casos, ao pesquisar sobre os tipos de peixe, você vai descobrir que eles precisam de 6 a 12 horas de luz por dia. Se seu peixe precisa de 6 horas, tenha um ciclo diário: 6 horas de luz pela manhã e 18 horas de escuro à noite (esses horários variam para cada espécie de peixe). Não altere o ciclo uma vez que você já o começou. Quando você tiver uma rotina, pode ser essencial para a saúde de seu peixe que você troque os períodos que deixe a luz ligada e desligada durante o dia. Sendo assim, é melhor programar um temporizador. Ajuste-o para o horário apropriado e deixe. Comece o ciclo uma hora antes de você chegar em casa do trabalho, e desligue-o quando for deitar.

Além disso, os peixes só se alimentam quando as luzes estão desligadas, e normalmente vão fazê-lo duas vezes por dia. Isso significa que você pode alimentá-los quando chegar em casa e antes de ir deitar-se. Dê comida em intervalos longos e mantenha a agenda constante.

Outros fatores

Outros fatores que podem afetar a quantidade de iluminação de um aquário são as algas e plantas. Se você tem plantas que quer ver crescendo prosperadamente no seu aquário, talvez seja necessário que você deixe a luz ligada por um período de tempo maior. Como fez com os peixes, também deve pesquisar sobre cada tipo de planta. No entanto, como a maioria das plantas precisa de pouquíssima luz para sobreviver, é bem provável que você não precise de mais tempo com a luz ligada.

Talvez seja necessário diminuir o tempo de iluminação por causa do crescimento das algas. Há muitos fatores que o influenciam, como o tipo de peixe no aquário, a frequência com que você o limpa (por incrível que pareça, um aquário limpo faz com que as algas cresçam mais rápido), e principalmente a quantidade de luz recebida. Uma vez que as algas fazem fotossíntese, precisam de luz para florescerem, e quanto mais luz tiver, mais florescem. Se você está com problemas, e outras soluções não estão funcionando, talvez terá que diminuir aos poucos a quantidade de luz por dia no aquário. Não faça bruscamente, pois os peixes precisam de adaptação -- mude um pouquinho por dia (diminua cinco minutos por dia, por exemplo). Não tire mais que uma hora do total. Se o problema persistir, procure outras soluções para eliminar a alga.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível