×
Loading ...

Devo desligar o meu roteador todas as noites?

Atualizado em 23 março, 2017

No final do seu dia de trabalho, você pode ser solicitado a desligar o computador e desplugá-lo da tomada, em um esforço para economizar energia. Os periféricos do computador, como impressora e um roteador de internet pode ainda ficar ligados, mesmo que você não os esteja usando. Desligar um roteador de internet pode não ser produtivo, dependendo da sua situação.

Desligar um roteador de internet pode não ser produtivo, dependendo da sua situação (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Economizando energia

Se você está preocupado com a quantidade de energia que os seus dispositivos elétricos utilizam a cada dia, desligar o roteador pode fazer algum sentido. Quando o computador não está conectado e você não estiver usando a internet, o roteador está simplesmente consumindo eletricidade por nenhum propósito. Se você simplesmente desligar o roteador, ele ainda estará consumindo um pouco de eletricidade, se ele estiver conectado a uma tomada elétrica. Essa "energia fantasma" pode realmente aumentar com um longo período de tempo.

Loading...

Roteador de propósito duplo

Em alguns casos, seu roteador pode servir a dois propósitos. Por exemplo, você pode ter um computador desktop tradicional conectado ao roteador e pode fornecer um sinal sem fio. Se a sua casa tem uma rede Wi-Fi, então pode não ser conveniente desligar o roteador como poderia ser feito com a rede sem fio. Se você acessa regularmente o Wi-Fi a partir de um smartphone ou tablet PC, desligar o roteador de internet não seria benéfico.

Problemas com o roteador

Ocasionalmente, os roteadores precisam ser reiniciados ou desconectados. Quando eles têm problemas para se conectar à internet, o que poderia ajudar a desligar o seu roteador e permitir que ele reinicie. No entanto, seu roteador não precisa ser desligado, todas as noites, a fim de funcionar corretamente. Na verdade, poderia tornar mais difícil para o roteador se conectar à internet, se for reiniciado com frequência. Às vezes, o roteador tem dificuldade para obter um endereço IP e iniciar, se você reiniciá-lo muitas vezes.

Considerações

Se você não tem uma rede Wi-Fi e não vai estar perto do seu computador por um longo período de tempo, então poderia fazer sentido desligar seu roteador. Por exemplo, se você não for usar o computador o dia inteiro, então não precisa do roteador funcionando e consumindo energia elétrica sem motivo. Caso contrário, deixe o roteador ligado e desligue o computador e outros periféricos para economizar eletricidade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...