Mais
×

Como devo me dirigir a um advogado?

Atualizado em 23 março, 2017

Ao encontrar pessoalmente ou escrever uma carta para um advogado, saber a maneira correta se dirigir a esse profissional é um sinal de respeito. No caso de advogados, o termo "doutor" é frequentemente usado como termo respeitoso em cartas, mas não em pessoa ou ao telefone. Seja ao preencher um envelope, durante uma saudação ou cumprimentando um advogado em pessoa, o protocolo a seguir é simples de lembrar.

Uma pessoa profissional sabe como se dirigir a profissionais de outras áreas, como advogados (young lawyer image by Alexey Stiop from Fotolia.com)

Saudação pessoal

A maneira correta de cumprimentar um advogado, seja em pessoa ou por telefone, é usar os prefixos "Sr." ou "Srª." dependendo do gênero e do sobrenome. Por exemplo, "Bom dia, Srª Santos".

Envelope

A parte da frente de um envelope endereçado a um advogado deve conter seu nome completo, precedido pelo pronome de tratamento "Sr./Srª" ou "Dr/Drª".

Endereço interno

O endereço interno em uma carta apresenta o nome e dados de contato do destinatário e vem abaixo do timbrado e da data. Escreva o nome completo do advogado nessa parte da carta, precedidos pelos pronomes Sr/Srª ou Dr./Drª, como você fez no envelope ou digite o título oficial do advogado, como "Advogado de família", abaixo do nome.

Saudação

Para uma saudação correta, use o prefixo apropriado, seguido pelo nome. Por exemplo, "Prezada Srª Souza".

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article