Mais
×

Devo manter as janelas abertas ou fechadas ao usar um umidificador de ar?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017
Umidificadores liberam vapor d'água no ar para manter a umidade em um nível confortável (steam image by Dave from Fotolia.com)

Manter as janelas abertas

Abrir as janelas ao usar um umidificador de ar previne que seja criado um excesso de umidade, o que pode causar problemas graves relacionados ao mofo. É possível perceber se o nível de umidade está muito elevado caso haja formação de condensação no interior das janelas.

Manter as janelas fechadas

Tanto nos modelos comuns quanto climatizadores de ar quente e frio, os fabricantes projetam todos os umidificadores para que adicionem umidade ao ar em uma área confinada de tamanho específico (por exemplo, uma sala ou casa inteira, para equipamentos maiores). Manter as janelas fechadas faz com que o aparelho funcione corretamente.

Em suma

Ligar um umidificador com as janelas abertas pode reduzir a umidade no ambiente, visto que ela acaba saindo pela janela. Isso gera um desperdício de energia, pois a umidade é liberada tanto no lado de fora quanto de dentro. Esse processo seria semelhante ao de abrir as janelas enquanto um ar-condicionado estiver ligado. Se o umidificador estiver liberando umidade o suficiente para formar condensação nas janelas e gerar mofo, o equipamento é destinado a uma sala maior e, portanto, você precisa de um modelo menor. Além disso, é importante ressaltar que, usado em excesso, um umidificador pode trazer riscos à saúde e afetar pessoas com problemas respiratórios, mesmo que seja do tamanho adequado.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article