Devo usar maquiagem luminosa ou acetinada?

Escrito por crystal p. smith | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

O tipo de pele é apenas um fator na aplicação da maquiagem certa para você.

Devo usar maquiagem luminosa ou acetinada?
Kim Kardashian, estrela de reallity shows, Nina Garcia diretora de moda e Joanna Coles editora chefe da resvista "Marie Claire" exibem peles luminosas no Globo de Ouro 2012 (Charley Gallay/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Se você quer estar linda e na moda, deve misturar texturas e acabamentos para conseguir um look perfeito e balanceado.

— Jill Powell, maquiadora profissional da Sephora

Todas querem uma pele perfeita e radiante, o que leva a escolher os produtos certos para conseguir um brilho natural. Isso geralmente significa escolher entre cosméticos que produzem um acabamento acetinado mate ou um brilho fresco e luminoso. A verdade é, você pode usar qualquer um desde que considere seu tipo de pele e a ocasião.

Entendendo a base

Devo usar maquiagem luminosa ou acetinada?
A modelo Rebeca jobson se prepara para uma sessão de fotos aplicando base. (Gaye Gerard/Getty Images Entertainment/Getty Images)

A meta de todo look é que "a pele pareça pele", diz Kim Soane, diretora global de maquiadores dos cosméticos Bobbi Brown. O meio mais fácil de conseguir um brilho saudável e natural é usando uma combinação de produtos acetinados e brilhosos que complementem seu tipo de pele.

"Se voce quer estar linda e na moda, deve misturar texturas e acabamentos para conseguir um look perfeito e balanceado", disse Jill Powell, maquiadora profissional da Sephora e principal maquiadora do New York Fashion Week.

A palavra "brilho" nos cosméticos é sinônimo de oleosidade indesejada, neste caso estamos falando de produtos que prometem um acabamento brilhoso, fresco ou iluminador como "iluminador cintilante, bronzeador luminoso, sombras cremosas ou bases luminosas", diz Powell.

Um acabamento acetinado produz um look oil-free, polido sem ficar lustroso. Powell diz que também fica mais moderno do que o brilho. Pós sem brilho são básicos para um look acetinado, apesar de que fórmulas acetinadas líquidas permitem que mulheres com peles normais e oleosas tenham uma chance de experimentar.

Tipo de pele é o primeiro fator a se considerar na escolha por acetinado ou brilhoso. Uma pessoa com pele oleosa nao deve usar uma base líquida hidratante, do mesmo modo que uma pessoa com pele seca nao deve se render aos pós.

Peles secas e maduras geralmente são acetinadas sem o uso de qualquer produto, Soane sugere usar um produto mais cremoso com um acabamento semi-brilho tipo balm, uma base hidratante ou um hidratante tonalizante combinado com blush em creme. Para peles muito secas, o brilho deve vir da base pois a pele se beneficia da hidratação extra. Bases mate e pós podem destacar o ressecamento e fazer a pele parecer repuxada e sem movimento.

Pós acetinados são essenciais para peles oleosas (e com tendência acnéica) pois controlam o brilho, Soane recomenda começar com um hidratante que controle o brilho, depois um pó compacto ou pó mineral solto e então aplicar um blush cintilante nas maçãs do rosto para criar um acabamento luminoso sem óleo. Use lenços especiais para o controle da oleosidade durante o dia. Peles oleosas podem ficar com aquele brilho não oleoso através do uso de um primer oil-free que contenha iluminadores sob um pó solto.

Peles normais têm o melhor dos dois mundos. Podem escolher um acabamento brilhoso nas bochechas ou na camada da base, Soane sugere um pó mineral solto para um acabamento acetinado e um hidratante tonalizante combinado com blush cremoso ou cintilante para um brilho natural. Controle a oleosidade na zona T com po mineral e lenços especiais durante o dia.

Sombra

Devo usar maquiagem luminosa ou acetinada?
No Globo de Ouro de 2012, a atriz Hannah Simone usou um look acetinado com um toque colorido em suas bochechas (Mark Davis/Getty Images Entertainment/Getty Images)

O acabamento acetinado ganha do brilhoso no uso diário, pois de acordo com Soane, cores neutras acetinadas são mais fáceis de aplicar e "fazem um ótimo trabalho definindo os olhos". Cores escuras ou neutras são dramáticas com acabamento acetinado, enquanto cores claras criam um efeito suave nos olhos.

Se você prefere cores cintilantes, considere a textura das suas sobrancelhas primeiro, especialmente se você tem pele seca, oleosa ou madura.

"Cores cintilantes nos olhos podem refletir luz, o que vai chamar atenção para a textura das sobrancelhas", diz Powell.

Se isso for um problema para você, Powell recomenda tentar uma sombra cintilante neutra e suave em tom marrom, cinza ou creme para iluminar seus olhos durante o dia. À noite, ela sugere aumentar o glamour com uma cor cintilante sobre uma cor acetinada para criar um "look mais ousado"

Cores nos Lábios

Devo usar maquiagem luminosa ou acetinada?
A Atriz Claire Danes sorri com lábios com gloss de cor pink forte no Globo de Ouro 2012 (Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Acabamentos com gloss nos lábios não estão com nada. Lory Taylor, maquiadora profissional principal da Smashbox cosméticos, diz que a estação pede por olhos bem definidos e até marcados, o que combina bem com lábios sem brilho em termos de balanço.

"Batons estão acima dos gloss esta estação. As cores (mais populares) são usáveis, sem brilho que não ressequem", Diz Taylor.

Escolher entre batons sem brilho e gloss é uma preferência pessoal. Soane acha que uma cor sem brilho neutra é linda para o dia, e pode ser coberta à noite por um gloss colorido ou cintilante. Você vai precisar esfoliar e hidratar seus lábios pois as cores sem brilho vão evidenciar qualquer ressecamento.

Lábios com efeito molhado (gloss) chamam a atenção imediatamente. Se quiser fazê-los brilhar, diz Soane, balanceie com uma maquiagem mais acetinada.

Do dia para a Noite

Devo usar maquiagem luminosa ou acetinada?
Michelle Williams balanceia acetinado e brilho no Globo de Ouro 2012 (Getty Images)

Minimalismo é essencial para o dia. "Maquiagem para o dia deve ser sutilmente radiante", diz Taylor.

Uma pessoa com pele normal ou seca pode usar hidratante tonalizante e um blush fosco em gel ou creme para ter brilho. Alguém com pele oleosa pode usar pó mineral solto e adicionar blush cintilante. Se você gosta de usar batom vermelho a noite, tente um tom amora brilhante ou um rosado acetinado durante o dia para clarear.

Soane diz, se você quer que as pessoas vejam seus olhos antes da sombra, use cores foscas e neutras durante o dia e adicione camadas de cores cintilantes à noite.

Os experts concordam que tanto um look acetinado quanto um look brilhante funcionam à noite, a chave é ampliar qualquer look que usar durante o dia, por exemplo, Taylor diz, aplicar cores cintilantes sobre cores acetinadas de sombra e adicionar gloss sobre o batom sem brilho que usou durante o dia.

Maquiagem acetinada pode parecer ultra séria, especialmente em iluminação clara, os experts contam com pó, blush em creme e lábios com pouco brilho. Powell ama lábios sem brilho com pele fresca e olhos brilhosos porque contém o balanço certo entre acabamentos acetinados e brilhantes.

Todos os experts concordam em uma coisa, você não vai nunca querer ser toda acetinada ou toda brilhante porque não parece natural.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível