×
Loading ...

Devo usar papel alumínio para cozinhar meu lombo de porco?

Atualizado em 13 setembro, 2018

O papel alumínio pode ser usado para muitas coisas na cozinha. Suas propriedades de resistência ao calor e de não inflamabilidade o tornam adequado para as mais elevadas temperaturas de cozimento e o material não reativo pode ser usado mesmo com os ingredientes mais ácidos. Ele protege as superfícies de utensílios, proporciona uma vedação hermética e retarda o escurecimento excessivo, entre outras virtudes. Muitas dessas características auxiliam no preparo de um lombo de porco.

O lombo de porco, um corte macio, pode secar facilmente quando cozido (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Cozimento

O lombo de porco extra macio fica excelente em quase todo tipo de preparo, exceto no cozimento lento. Ele é muito magro, com a maior parte da gordura limitada a uma cobertura de proteção na parte superior do lombo e em camadas mais finas entre os músculos na extremidade do mesmo. Por ser tão magro, ele poderá facilmente ficar seco e duro ao cozinhar demais.

Loading...

Limpeza

Ao assar um lombo de porco, pode-se usar um papel alumínio para acelerar a limpeza após a refeição. Forrar a assadeira com ele para conter os sucos da carne impede que eles se queimem na superfície do utensílio, de forma que seja possível limpá-lo em segundos, sem esfregar ou deixar de molho. Quando terminar o cozimento da carne, você poderá despejar os sucos em uma panela e fazer um molho ou um caldo.

Proteção

A maioria dos açougueiros corta o lombo de porco deixando pelo menos 5 mm da capa de gordura para evitar que a carne seque durante o cozimento. Normalmente, isso é adequado mas, dependendo do método de cozimento, poderá ser necessário colocar uma proteção adicional. Cobrir a assadeira com papel alumínio preserva a umidade em seu interior, mantendo o assado úmido enquanto ele cozinha. Você pode remover a folha no final do preparo para dourar o assado. Se preferir, você pode dourá-lo primeiro e, em seguida, cobri-lo com a folha para terminar de assar.

Descanso

Deixar o lombo assado descansar sob uma folha solta de papel alumínio é um passo importante, que muitas vezes é ignorado pelos cozinheiros domésticos. As proteínas contidas em um pedaço de carne se contraem quando são aquecidas, conduzindo os sucos para fora das células musculares. Esses sucos ficam presos dentro da carne, escorrendo para fora quando fatiadas imediatamente. Deixá-la descansando sob o papel mantém o assado aquecido, proporcionando tempo para que os sucos se redistribuam uniformemente através dele. Como resultado, ao cortá-lo depois disso, as fatias ficam uniformemente suculentas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...