Mais
×

Com que cor devo pintar as paredes do home theater?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao planejar um projeto como um home theater, use todos os aspectos da sala para maximizar o seu investimento. Detalhes como o esquema de cor das tintas da parede são importantes. A escolha certa do esquema de cores permite que a imagem na tela se destaque melhor; já a escolha errada pode produzir uma luz ambiente interfira na reprodução do filme.

Paredes escuras e circundantes permitem que a imagem na tela se destaque melhor (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A tela

Use uma tinta refinada se você pretende pintar sua tela na parede. Existem tintas misturadas e projetadas especialmente para a utilização como uma superfície de projeção. A mistura de tinta capta melhor a luz, o que pode ajudar a tornar uma imagem mais clara. Na maioria dos casos, você tem uma escolha entre vários tons de cinza ou branco sólido. Projetores de maior contraste e maior definição parecerem ser melhores em uma superfície mais clara, como um cinza-claro ou até mesmo um branco sólido. Projetores mais velhos podem parecer melhores em uma tela cinza mais escuro. Sistemas de pintura oferecem um recurso que pode ajudar a escolher a tinta de tela certa com base nas especificações do seu projetor.

Paredes ao redor da tela

Escolher uma cor para pintar as paredes que cercam a tela é tão importante quanto pintar a tela. De acordo com HomeTheaterBlog.com, com uma seleção adequada de cores nas paredes, você pode melhorar o desempenho de praticamente qualquer projetor que você usar. As paredes devem ter uma única cor, sem desenhos. Use uma pintura lisa nas paredes e verifique se a cor é cinza, preto ou marrom; quanto mais escuro, melhor. Adornos ao redor das paredes podem ser tanto atraentes quanto eficientes, se uma tinta escura de textura lisa for usada. Pinte uma parede preta com uma moldura vermelha ou cor de vinho-escuro e o efeito visual irá compensar qualquer luz ambiente ao redor da tela e ajudará a aumentar a qualidade da imagem que está sendo projetada.

O local do home theater

Pintura texturizada e plana é a melhor escolha para todas as paredes em seu home theater. A luz projetada em uma tela de cinema refletirá por todo o cômodo e, se você tentar decorar o seu theater com cores mais brilhantes na parte de trás da sala, a luz que atinge a cor brilhante vai afetar a imagem na tela. Evite tintas com brilho ou semibrilho, pois estas podem criar reflexos e projetar qualquer luz ambiente em sua tela. O estilo de cor usada para as paredes na parte de trás do seu home theater deve ser o mesmo para as paredes ao redor da tela; tons de terra absorverão a luz, em vez de refleti-la, para permitir que a projeção da tela se destaque.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article