Mais
×

Quando devo substituir a borracha de vedação da minha panela de pressão?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Panelas de pressão normalmente parecem robustas o bastante para durar anos a fio. Isso pode até ser verdade para a panela em si e para a sua tampa, mas não se pode dizer o mesmo da borracha de vedação, que deve ser trocada com alguma frequência. Ao longo do tempo, os efeitos que o calor, a umidade e a pressão exercem sobre ela acabam por desgastá-la, o que deixa a vedação imperfeita. Utilizar uma panela de pressão cuja borracha não esteja em boas condições faz com que o ar quente de dentro dela escape, e com isso ela não consegue reter o calor necessário para cozinhar os alimentos adequadamente. Por isso, fique atento para saber quando a sua panela de pressão necessita de uma borracha de vedação nova e substitua-a conforme as instruções do fabricante, para prevenir futuros acidentes.

Instruções

Substituir a borracha de vedação velha pode até mesmo prevenir futuros acidentes na sua cozinha (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
  1. Examine atentamente a borracha de vedação da sua panela de pressão antes de cada uso.

  2. Verifique se há pequenas fissuras ou rachaduras na superfície da borracha.

  3. Pressione a borracha com o polegar, para afundá-la. Se o afundamento permanecer, já é necessário substituí-la.

  4. Troque a vedação antiga por uma nova também caso ela apresente sinais de ressecamento, rigidez ou maciez excessiva, ou ainda se ela estiver esticada ou encolhida a ponto de não encaixar mais na parte de baixo da tampa.

  5. Se você utiliza a panela de pressão regularmente, procure substituir a borracha de vedação a cada 12 ou 18 meses para evitar que ela resseque em excesso.

Dicas

  • A borracha de vedação deve ser substituída por outra adequada para o mesmo modelo, marca e tamanho de panela de pressão. Utilizar borrachas feitas para outros modelos ou tamanhos pode causar danos à sua panela.

O que você precisa

  • Panela de pressão
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article