Como eu devo tomar o estrogênio e a progesterona?

Escrito por sarah densmore | Traduzido por leticia vitória
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como eu devo tomar o estrogênio e a progesterona?
A reposição hormonal pode auxiliar nos sintomas da menopausa (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Os hormônios femininos estrogênio e progesterona, quando usados como terapia de reposição hormonal para aliviar sintomas da menopausa, podem ser tomados em pílulas, adesivos para a pele, creme ou anel vaginal. O método que você escolher depende principalmente de dois fatores: se teve seu útero removido e quais sintomas de menopausa está tentando aliviar.

Outras pessoas estão lendo

Histerectomia

De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, se você teve seu útero removido (histerectomia), seu médico irá prescrever apenas estrogênio para aliviar qualquer onda de calor, insônia, secura vaginal e outros sintomas que estiver experienciando. Você não precisará de progesterona, porque seu trabalho principal na terapia de reposição hormonal é impedir o revestimento do útero de ficar muito grosso.

Caso ainda tenha seu útero, provavelmente lhe prescreverão uma combinação de estrogênio e progesterona. Embora o estrogênio ajude a eliminar os efeitos colaterais da menopausa, também faz o seu revestimento uterino crescer, aumentando o risco de câncer endometrial. A progesterona previne esse crescimento.

Sistêmico versus local

O estrogênio em pílulas, adesivo de pele ou gel circula pelo corpo, dando o alívio das ondas de calor, mudanças de temperamento e insônia. Eles também dão proteção conta a osteoporose (perda óssea). Se a osteoporose é sua maior preocupação, considere apenas o adesivo de pele de estradiol, que é uma dose bem pequena e aprovada pela FDA apenas para prevenção de perda óssea.

Se seu maior problema é secura vaginal e dor durante relações sexuais, uma terapia com um alvo local lhe dará mais alívio. Você pode escolher entre os cremes vaginais de uso diário ou os tabletes, ou pode optar anéis vaginais de liberação lenta, que só precisam ser colocados a cada três meses. O anel de acetado de estradiol é a única terapia localizada de estrogênio forte o suficiente para aliviar os desconfortos como as ondas de calor.

A progesterona vem em pílulas de uso oral, aparelhos intrauterinos e gel vaginal. Com a progesterona, não é necessário decidir tomar uma fórmula que funcione sistemicamente ou localmente. Já que seu papel está localizado em prevenir o câncer uterino, todo tipo é eficaz. Mas a Sociedade Norte Americana da Menopausa (NAMS) avisa as mulheres que fiquem longe dos cremes de pele de progesterona, dizendo que nenhum estudo prova que eles agentes tópicos protegem uma mulher do câncer.

Terapia de combinação

Se você ainda tem seu útero, talvez se sinta mais confortável tomando pílulas ou usando um adesivo de pele que inclua estrogênio e progesterona. Existem vários tipos diferentes disponíveis, e seu médico pode recomendar um que funcionará melhor para os seus tipos de sintomas.

Dosagem

Seu médico irá decidir o quão frequentemente você deve tomar seus hormônios baseado em que tipo de terapia está fazendo e se acabou de chegar à menopausa. Por exemplo, se já estiver tomando estrogênio sozinho, a NAMS diz que você provavelmente tomará o hormônio diariamente por pelo menos 25 dias por mês. Caso precise tomar estrogênio e progesterona e for nova na menopausa, talvez comece com estrogênio e então acrescente a progesterona algumas semanas depois.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível