×
Loading ...

O que são devoluções e abatimentos?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Em contabilidade, devoluções e abatimentos são aspectos de transações de vendas. Para manter boas relações com os clientes, as empresas permitem que os clientes devolvam mercadorias insatisfatórias e oferecem descontos - abatimentos - em determinadas situações. As margens de lucro são afetados por essas devoluções e abatimentos, mas a satisfação do cliente leva ao aumento de vendas futuras.

Políticas de devolução estimulam a boa vontade do cliente e proporcionam mais vendas futuras (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Devoluções de produtos

Muitas lojas permitem a devolução de produtos comprados, geralmente devido a defeitos de mercadorias. Cada empresa tem a liberdade de escolher a sua própria política de devolução, incluindo quantos dias após a compra um item pode ser devolvido, em que condição o item deve estar para um reembolso e se o recibo original é necessária para o processamento. A condição do item determina se ele voltará para o estoque ou será considerado uma perda.

Loading...

Descontos de vendas

Os descontos são utilizados para abater o preço de itens em certas circunstâncias. Às vezes, um item está um pouco danificado, mas ainda pode ser vendido com um desconto, e às vezes um cliente insatisfeito pode ser tranquilizado com a oferta de um abatimento no valor pago pela mercadoria. Em determinadas circunstâncias, os itens podem ter um abatimento muito grande, resultando em uma perda líquida para a empresa; outras vezes, um desconto pode simplesmente resultar em um lucro reduzido.

Boa vontade do cliente

Devoluções e descontos de vendas podem diminuir a margem de lucro da empresa, mas a boa relação construída promove fidelidade à marca que pode realmente aumentar a retenção de clientes e, portanto, lucros a longo prazo. Cada empresa deve decidir como oferecer essas cortesias, uma decisão que se baseia em margens de lucro iniciais. Se uma empresa já está recebendo apenas uma pequena porcentagem dos lucros por item, ela pode recorrer a uma política de devolução mais estrita.

Contabilização de devoluções e abatimentos

Os artigos retornados que podem ser revendidos são devolvidos ao estoque, dando entrada na conta de estoque e debitando a conta em dinheiro. As grandes empresas fazem uma entrada de contabilidade por um dia inteiro, em vez de registrar cada transação individualmente. Cada negócio tem um orçamento para uma quantidade de descontos de vendas a cada período contábil e cria uma conta de contra-receita para manter o controle de descontos. Cada abatimento ou grupo de descontos são registrados, debitando o valor na conta de contra-receitas e creditando-o na conta de receita de vendas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...