Dez alimentos que deixam você mais saudável

Escrito por anna rangel
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Dez alimentos que deixam você mais saudável
Uma alimentação saudável desde a infância previne doenças na idade adulta (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Uma alimentação saudável é importante para assegurar a boa saúde do organismo, além de garantir aparência saudável, peso sob controle e um sistema imunológico robusto. Para isso, basta conhecer alguns alimentos com alta densidade nutricional que, alinhados a mudanças simples de hábitos, podem resultar num corpo mais esbelto e bonito. Procure fazer algum tipo de reeducação alimentar, cortando o excesso de açúcar e gorduras e alimentos processados, além de incorporar grãos integrais e legumes frescos em seu dia a dia. Conheça aqui alguns alimentos que podem ajudar você a ter uma vida mais saudável.

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Chá verde

O chá verde tem sua origem na China e dali se popularizou para o resto do mundo. A bebida é produzida por uma infusão das folhas secas de Camelia sinensis, que também fornece a matéria-prima das variantes branca e vermelha - a diferença é o período de colheita e tempo de processamento das folhas. O chá verde é um excelente digestivo, contém cafeína e grande carga de antioxidantes, que agem retardando o envelhecimento das células. A bebida pode ser encontrada já pronta, em saquinhos ou folhas, em lojas de produtos orientais e supermercados.

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O chá verde é rico em antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Linhaça

A linhaça é um dos alimentos mais celebrados nos últimos anos por possuir ômega-3, minerais e uma altíssima quantidade de fibras. Além disso, a semente ativa o intestino, regulariza os índices de colesterol e melhora a pressão arterial. Isso fez com que a linhaça fosse conquistando seu lugar nas dietas, já que o ômega-3 ajuda na queima da gordura e, por ser integral, diminui a fome. Consuma, em média, de três a quatro colheres da semente por dia, na salada, misturada ao arroz ou batida numa vitamina de frutas e leite.

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A linhaça é um dos alimentos preferidos para quem está de dieta (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Sardinha

A sardinha, que foi introduzida às mesas brasileiras pela colonização portuguesa, é um peixe de pequeno porte abundante em nossa costa. Ela é considerado uma fonte barata e fácil de encontrar para garantir a ingestão adequada de ômega-3. Além disso, o pescado também conta com gorduras consideradas saudáveis, que combatem a ação de compostos inflamatórios no corpo, e é rica em fósforo e outros minerais. A sardinha pode ser adquirida enlatada (mas não deixe de tomar cuidado com o óleo na qual ela vem imersa) ou fresca, em feiras livres e supermercados.

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A sardinha é um peixe barato e fácil de encontrar (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Repolho

Um alimento barato e que dura bem na geladeira, o repolho é uma boa fonte de vitaminas A e C, folato, potássio, betacaroteno e propriedades antioxidantes, além de ser pobre em calorias. A versão roxa da hortaliça também contém antocianinas, um antioxidante encontrado também na uva, que protege contra doenças cardiovasculares, enquanto a verde (ou branca) tem mais vitamina A. O selênio, que também é encontrado na castanha-do-pará, é encontrado nos dois tipos e, além de melhorar o sistema imunológico, ajuda na melhora do aspecto da pele do rosto.

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O repolho pode ser conservado por até três semanas na geladeira (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Cereja

A cereja é o fruto da cerejeira, uma árvore originária da Ásia e que pede clima frio para uma boa colheita. Porém, é possível encontrar no Brasil a frutinha, que é rica em fósforo, vitamina A e cálcio. Alcalina, a fruta também regula a acidez do sangue, que pode causar problemas de saúde a longo prazo. Ela tem propriedades diuréticas e laxativas, ajudando na desintoxicação do corpo pelo excesso de açúcar, gordura e alimentos processados. Experimente a cereja picadinha no iogurte ou cereal matinal.

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A época da cereja no Brasil é no final do ano (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)

Semente de abóbora

A semente de abóbora pode ser considerada um alimento substituto da linhaça, já que possui propriedades semelhantes, como a altíssima quantidade de fibras. Além disso, é uma forma de aproveitar todas as partes da abóbora – basta levar as semente ao forno em fogo alto até que estejam tostadas. A semente de abóbora está ligada à melhora da função intestinal e, alinhada a hábitos alimentares mais saudáveis e uma maior ingestão de água, pode ajudar na perda de peso. O alimento é rico nas vitaminas E, A e do complexo B, além de ser rico em ferro e magnésio.

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A semente de abóbora pode ser retirada da abóbora e levada ao forno para tostar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nozes e castanhas

As oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes, podem ser poderosas aliadas na busca de uma vida mais saudável. Isso porque são grandes fontes de gorduras monoinsaturadas (as chamadas "gorduras saudáveis"), que limpam as moléculas de colesterol das artérias e reduzem triglicérides e o mau colesterol, chamado LDL. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia, constatou que um punhado de "mixed nuts" por dia, ou cerca de 30 gramas, pode representar uma grande diferença no próximo check-up médico. Mas cuidado: as oleaginosas são ricas em calorias, portanto não abuse de seu consumo no dia a dia!

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As oleaginosas derrubam o colesterol ruim e o triglicérides (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Chocolate meio amargo

O chocolate é produzido a partir da massa e da manteiga de cacau. Nas especialidades ao leite, adiciona-se uma boa quantidade do laticínio, enquanto o meio amargo possui maior concentração de cacau. O fruto, típico de regiões quentes como a África e o Brasil, é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que tem propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e ajudam a prevenir o câncer. Por isso, quanto maior a concentração de cacau (pelo menos 60%) na barra de chocolate, maior o benefício ao organismo. Mesmo assim, abusar do consumo do alimento pode aumentar os níveis de glicose no sangue.

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O chocolate está liberado na dieta, desde que com alta concentração de cacau (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)

Canela

A canela possui altas concentrações de polifenóis, que funcionam como antioxidantes, normalizando o envelhecimento e a multiplicação desordenada das células. Além disso, a especiaria melhora a sensibilidade dos tecidos em relação à insulina, o que otimiza a utilização da glicose pelo organismo. A canela está ligada ao tratamento de doenças como diabetes, câncer e mal de Alzheimer. Para garantir os efeitos benéficos da canela, é só consumir o alimento em pó em sobremesas, bebidas quentes e mingaus. O chá de canela também é eficiente no tratamento de gripes e resfriados.

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Consuma a canela em pó ou em chá para assegurar seus benefícios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vinho tinto

Consumir vinho tinto moderadamente pode garantir diversos benefícios à saúde, como a redução dos riscos de doenças do coração, câncer de mama, artrite e osteoporose. Juntos, o álcool e os polifenóis encontrados nas uvas roxas aumentam os níveis de colesterol bom, chamado HDL, e reduzem o risco de formação de coágulos, que podem causar aneurismas e embolias pulmonares. Além disso, a bebida estimula a capacidade de dilatação do coração e das artérias próximas, pois diminui a produção de substâncias vasoconstrictoras, que bloqueiam o sistema circulatório. A recomendação de médicos e nutricionistas é consumir até dois cálices por dia.

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O vinho tinto, embora alcoólico, faz bem para o coração (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

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