Dez artesanatos tailandeses tradicionais

Escrito por kristine lofgren Google | Traduzido por aline chaves de andrade
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dez artesanatos tailandeses tradicionais
O entalhe é um artesanato tradicional tailandês (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A Tailândia tem uma grande tradição de artesanato e arte, derivada da variedade de culturas existentes na área. Os trabalhos ainda são extensamente produzidos pelos artesãos dedicados a preservarem a sua herança tradicional. Para atingirem esse objetivo, os artesãos tailandeses continuam usando métodos e materiais tradicionais, como, por exemplo, cascas de coco, seda, madeira, água, jacinto e bambu.

Outras pessoas estão lendo

Pinturas

Durante séculos, foram criados pinturas e desenhos na Tailândia, usando uma cola natural encontrada em árvores, misturada com pigmentos, e aplicada em madeira, tecido ou papel, para criar imagens e cenas tradicionais. Um segundo artesanato tailandês relativo à pintura é feito misturando-se argila, cinzas de folhas de banana e a cola natural derivada das árvores. Essa mistura é aplicada na madeira e, depois, o desenho é criado. Esse trabalho é geralmente visto em prédios e casas.

Dez artesanatos tailandeses tradicionais
Argila é um dos elementos usados tradicionalmente pelos tailandeses, para fazerem os seus artesanatos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Esculturas

As esculturas tailandesas são criadas de acordo com suas crenças religiosas antigas. Sua matéria-prima é a argila local, que é modelada e, posteriormente, colorida e aquecida. As esculturas mais comuns encontradas são: vacas, veados e imagens de Buda. Uma segunda escultura muito comum na Tailândia é o " Rak Samuk", um artesanato usado tradicionalmente para criar máscaras tailandesas e imagens de Buda. Sua criação envolve uma mistura de samuk, óleo de madeira, lima, açafrão e laca.

Dez artesanatos tailandeses tradicionais
Imagens de Buda são uma das mais comuns na cultura tailandesa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Gravuras

Na Tailândia, figuras e desenhos são gravados em pele de vaca ou de búfalo para criar imagens para o Nang Yai, ou para peças tradicionais de teatros de marionetes. Os desenhos ou figuras são, primeiramente, feitos na pele do animal, com carvão vegetal feito de coco e arroz; depois, são gravados por intermédio de um chisel.

Dez artesanatos tailandeses tradicionais
Chisel é o instrumento usado para gravar os desenhos ou figuras nas peles dos animais (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Trabalhos feitos em metal

A cultura tailandesa está recheada de tigelas feitas em metais brancos, posteriormente carregadas pelos monges budistas em suas rondas para coletar dádivas. O metal é trabalhado por intermédio de uma técnica que envolve o uso do martelo e, depois, é modelado por uma cúpula.

Dez artesanatos tailandeses tradicionais
Martelo é um dos instrumentos utilizados na modelagem do metal branco (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Trabalhos feitos com gesso

O artesanato com gesso é usado para criar temas em templos e itens decorativos. Esses trabalhos geralmente descrevem a vida de Buda ou de figuras de reis e monges. O gesso é feito com cal moído e cascas queimadas, que são embebidos em água até que possam ser modelados.

Dez artesanatos tailandeses tradicionais
O gesso usado pelos tailandeses é feito com cal moído e cascas queimadas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

A arte de entalhar em madeiras

Entalhes tradicionais são geralmente vistos em madeira, marfim e pedra. São criados usando-se facas específicas, e podem ser vistos em tudo, desde pequenos itens decorativos, a largas peças de mobília. Em primeiro lugar, é desenhado um padrão no papel. Depois, o mesmo é transferido ao objeto. Um segundo tipo de entalhe bem tradicional na Tailândia é o feito em frutas, para jantares especiais. Detalhes elaborados são entalhados em abóboras, melões, mamões, berinjelas e outras plantas, usando-se novamente facas específicas para a realização da tarefa.

Dez artesanatos tailandeses tradicionais
Berinjela é uma das frutas que são entalhadas para ocasiões especiais (Siri Stafford/Lifesize/Getty Images)

A arte de laquear

A concha Muk Fai, ou a concha da chama em caracol, é um artesanato que envolve enfeites de madrepérola colocados em caixas, telas e estantes de livros. Quando a madrepérola não é usada, são usados mosaicos de vidros.

Dez artesanatos tailandeses tradicionais
Mosaicos de vidros são enfeites muito tradicionais na Tailândia (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível