Dez atitudes para tomar quando seus colegas de trabalho estão te incomodando

Escrito por c.k. adams | Traduzido por artur pflueger
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Dez atitudes para tomar quando seus colegas de trabalho estão te incomodando
O cara do cubículo ao lado nunca para de brincar, então mantenha uma bola anti-estresse próxima (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Quando você trabalha com as mesmas pessoas durante 40 horas por semana, acaba construindo relações com os seus colegas de trabalhos e chefes da mesma maneira que você faz com a sua família e amigos. Essas pessoas podem tornar a rotina de trabalho muito difícil quando algo dá errado. Quando possível, fale com o supervisor caso alguém esteja te perturbando a ponto de ser insuportável. Porém, se o seu chefe for essa pessoa, saiba qual batalha vale a pena encarar.

Use a defesa verbal

Uma maneira de fazer o seu colega ficar mais calmo é tornando a afirmação dele em uma pergunta, mostrando assim que você o está escutando mas sem piorar a frustração dele. Por exemplo, se o seu colega disser: "Eu disse que iria pegar a conta da empresa, então porque você ficou com ela?", responda: "Você me disse que iria ficar com a conta?" Assim, a pessoa irá fornecer mais detalhes, e você poderá refletir mais sobre o assunto e dar uma resposta mais válida, depois de se acalmar da acusação inicial.

Estabeleça um foco

Se em alguma momento você notar um colega de trabalho que constantemente para perto da sua mesa para conversar, diga de imediato: "Eu preciso me focar nesse projeto durante os próximos 15 minutos, caso contrário eu conversaria". Se ele voltar mesmo assim, e caso você queria ser mais proativo, diga a ele que se quiser ficar por perto, deve ajudar você com o trabalho que possui. Ou ele vai ajudar com o seu projeto atual ou ele irá sumir de vez.

Indique o e-mail

Colegas de trabalho tendem a se comportar no trabalho da mesma forma que se comportam em casa. Se eles tiverem o hábito de denegrir você ou se enfurecerem, discuta sobre a atitude. Mantenha-se o mais calmo possível caso o comportamento persista. Por exemplo, chame a pessoa num canto e diga, "Que tal você enviar um e-mail quando quiser discutir algo em particular? Assim eu posso entender com mais clareza o que você quer dizer".

Se ele começar a usar o e-mail, você terá consigo provas do comportamento inadequado dele para levar a um supervisor, e você também não precisará ouvir as desculpas dele quando for tratar de um problema ou um projeto.

Peça esclarecimento

Se você trabalha em uma área sujeita à críticas, como design gráfico ou edição, então você precisa saber quando tomar uma briga. Editores e editores-chefe fazem críticas com o intuito de melhorar a qualidade de trabalho, mas quando os comentários ultrapassam os limites, chegue ao editor e sinalize o problema: "Eu realmente aprecio as suas sugestões, mas estou me sentindo oprimido". Fale com o editor sobre o que ele gosta em relação à matéria e tente trabalhar alguns pontos com ele.

Ressalte os pontos positivos

Fale com um colega de trabalho de maneira calma. Por exemplo, diga: "Eu me sinto mais motivado pensando positivamente Estou muito ansioso pela festa do escritório na sexta-feira". Chame a atenção dele para algo positivo e veja se ele discute sobre algo melhor que o tempo ruim lá fora.

Fale com o fofoqueiro

A maioria dos ambientes de trabalho possuem um fofoqueiro, aquele que descobre alguma coisa sobre alguém e espalha para todos nos mínimos detalhes. A parte chata é quando você é o alvo dessa fofoca.

A melhor maneira de lidar com um fofoqueiro é buscar diretamente a fonte. "Eu ouvi dizer que você andou falando pelas minhas costas sobre o motivo de eu ter saído na quinta-feira, então eu queria saber o porquê de tal interesse". Se a fofoca continuar a te incomodar, termine a conversa dizendo: "Por favor, fale comigo se tiver mais alguma dúvida".

Falando sobre o atraso

Se você chega na hora determinada, nada é mais perturbador do que alguém que sempre está atrasado. Na próxima vez que o seu colega se atrasar para o horário de trabalho ou para uma reunião, chame-o em um canto e diga: "Eu reparei que você tem se atrasado muito ultimamente. O que está acontecendo? Existe algo que eu possa fazer para ajudar você?". Provavelmente, o simples fato de você ter notado o atraso vai fazer com que ele passe a respeitar o horário com mais cautela.

Deixe uma pista

Para os negócios de venda ou editoriais, os computadores usados nas empresas em geral vêm com uma cláusula sobre não navegar na internet durante no trabalho. Porém, muitos empregados acessam as redes sociais ou enviam e-mails durante o expediente.

A melhor maneira de lidar com essas vícios por parte dos seus colegas é chamar a atenção dele quando você o pegar desperdiçando tempo. Faça uma observação sobre um artigo que você leu sobre administradores de redes, que monitoram o tráfego de informações dos computadores seus empregados. Fale também algo como: "Eu estava me perguntando se eu deveria acessar o e-mail, devido a política interna da empresa".

Fale

Procure se familiarizar com a política de assédio do seu empregador e fale com um supervisor ou com a linha direta da empresa quando você se sentir diante de uma situação deste tipo. Comentários antiéticos, racistas ou sexistas, vulgares ou que façam qualquer tipo de discriminação precisam ser reportados a gerência. A maioria das empresas possuem uma linha direta para os funcionários ligarem e reportarem problemas internos, mas se não existir essa opção, vá direto ao supervisor e reporte o incidente o mais rápido possível.

Seja proativo

Depois que a temporada de paralisação das contratações terminam, um funcionário novo ou um temporário entra e começa sua própria rotina de trabalho. Se a empresa não fornecer treinamento, tal situação pode adquirir proporções enormes e deixar você sobrecarregado. Você nunca deve fazer o trabalho de outra pessoa, então ensine-a a realizar tal trabalho sozinha. Leve-a para conhecer o escritório e as pessoas que trabalham nele e explique pra ela como as coisas funcionam. Seja o mais amigável possível e reserve um espaço para que ela possa relatar algum problema antes que ele ocorra.

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