Mais
×

Dez atividades para crianças de férias

Dejan Ristovski/iStock/Getty Images

Introdução

Quando chegam as férias fica sempre aquela dúvida: o que fazer com as crianças? É preciso muita criatividade para mantê-las por perto sem que fiquem entediadas com as brincadeiras de sempre. Por isso, separamos algumas que podem parecer simples, mas vão fazer suas crianças saírem da frente da televisão, do videogame e do computador. Elas gostam mesmo é de correr, "desbravar" lugares e de novidades. É necessário saltar, correr e, também, descansar. Pequenas construções, dicas para acampar, algumas piadas, ovos de gelatina, chapéu e navio de pirata, mapa e baú do tesouro e leituras vão fazer seus filhos sair da mesmice e se divertir aprendendo algo novo.

NA/Photos.com/Getty Images

Avião de papel

Toda criança adora fazer avião de papel. Tudo isso só para jogá-lo e vê-lo voar. É muito simples. O que você precisa para fazer um é de uma folha no formato A4, a famosa folha sulfite, ou até uma de caderno. Com o papel nas mãos e em pé, dobre-a pela metade. Abra a folha e dobre somente as pontas superiores em direção ao centro. Agora, dobre-a pela metade, novamente na vertical. Dobre novamente a folha pela metade de cada lado até ter um formato de avião. Só resta brincar, jogar o avião e ir atrás dele.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Vamos acampar?

Toda criança sonha em poder desbravar o jardim da sua casa ou até mesmo do prédio onde mora. Mas se ela puder acampar de verdade em um camping, sempre acompanhada por um adulto, será muito mais divertido. Para um bom acampamento, você não pode esquecer de levar roupas à prova de água e que proteja do vento e do sol. Também é importante ter na mochila lanternas e kit de primeiros socorros, protetor solar, roupas extras e muita água e comida. Lembre-se de procurar um lugar plano para montar a barraca, assim você dormirá nela com mais conforto. Se for acampar próximo a um rio, procure um lugar mais alto, pois, durante a noite, o nível da água costuma subir. Mantenha sempre o interior da barraca organizado, assim você não perde um tempão procurando pela lanterna em caso de necessidade, por exemplo.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Como se localizar?

Agora que vocês já estão acampando, é preciso saberem se localizar para não se perderem. Se não tiver sinal para usar o celular, esqueça a tecnologia e ensine a criançada a se encontrar usando a natureza. O musgo, aquela plantinha escorregadia que nasce em pedras e árvores, cresce onde há menor iluminação solar. No nosso caso, que estamos no Hemisfério Sul, ele cresce em direção ao sul. Se não encontrar, segure um relógio de pulso na palma da mão e aponte os ponteiros das horas para o sol. Com uma folhinha a meia distância entre os ponteiros das horas e o número 12, a luz que se forma apontará para o norte, se você estiver no Hemisfério Sul.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Piadas

As crianças se cansam, embora às vezes não pareça tanto. E quando elas estão cansadas, ainda querem brincar ou dar boas risadas. E por que não contar piadas simples, mas divertidas para distrai-las? Vejamos alguns exemplos: P: Garçom, por favor! O que esta mosca está fazendo na minha sopa? R: Acho que ela está nadando de costas! P: O que passa na água, mas não se molha? R: A sombra! P: O que tem barba, mas não é homem e tem dente, mas não é gente? R: O alho! P: O que tem costas, dois braços, quatro pés e nenhum corpo? R: A cadeira!

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Ovos de gelatina

Para pregar peças, preparar um ovo de gelatina pode ser muito divertido. Com a sua ajuda, o seu filho pode escolher um e, com um alfinete, fazer dois furos para, depois, soprar de um dos lados para retirar todo o conteúdo de dentro do ovo. Um dos buracos deve ser coberto com fita adesiva e, depois, prepare com seu filho uma espécie de funil, que pode ser feito com papel, e encaixe no buraco aberto. Prepare uma gelatina usando apenas a metade de água que se usa normalmente para fazê-la. Coloque o conteúdo dentro do ovo, cubra o buraco, ainda aberto, com fita adesiva e deixe-o na geladeira. No dia seguinte, seu filho pode presentear um amiguinho com um ovo de gelatina. A reação deles será divertida.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Chapéu de pirata

"Eu sou pirata da perna de pau, do olho de vidro, da cara de mau". Cante a essa famosa musiquinha com seu filho enquanto vocês preparam juntos um chapéu de pirata. Pegue uma folha de jornal na vertical e dobre pela metade. Agora, dobre as pontas de cima para baixo, de forma que elas se encontrem no meio. Você irá perceber que vai sobrar um pouco de jornal na parte inferior, que deve ser dobrada para cima para dar o formato final ao seu chapéu. Depois, use a criatividade para pintar seu chapéu e fazer colagens, por exemplo? Ah, não esqueça o tapa-olho para completar o visual.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Navio pirata

Para criar um navio pirata e brincar, até mesmo na hora do banho com seus filhos, siga estes passos. É importante lembrar que você deve acompanhar a criançada na hora de fazer um navio. Pegue uma garrafa pet de dois litros e corte no meio da garrafa o tamanho de uma caixa de suco de papelão. Coloque um pouco de areia dentro do recipiente para dar firmeza ao barco. Depois, pegue uma caixa de suco e corte pela metade. Não se esqueça de colar a caixa no buraco da garrafa. Faça dois buracos na caixa e coloque canudos, para formar os mastros do navio pirata. Agora, pegue um pedaço de papel para montar as velas. Depois disso, é só usar a criatividade para enfeitar o seu navio pirata.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Mapa do tesouro

Brincar de mapa do tesouro é muito simples. O que você irá precisar são de ideias e imaginação. Os seus filhos podem brincar em casa, no quintal ou onde achar mais divertido. Primeiro, esconda o "tesouro" em algum lugar. Depois, você terá que preparar uma série de pistas para que as crianças possam encontrar. Caso elas ainda sejam pequenas e não saibam ler, você pode ler ou montar suas mensagens com figuras para que elas possam entender onde devem buscar a outra dica. Quanto mais dicas fizer, mais as crianças irão gostar.

Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Baú do tesouro

Aqui, sua criatividade é que vai mandar. Pegue uma caixa de sapatos que não está sendo mais usada e pinte de marrom, pois assim fica mais parecida com a de madeira. Espere secar a tinta para por a tampa no "baú". Quando tudo estiver seco, coloque fitas ao redor da caixa e corte de forma que seja possível abrir. Se quiser dar um toque ainda mais realístico ao "baú", coloque alguns colchetes sobre as fitas para que pareçam travas. Agora, é só esconder o "baú" e usar o mapa do tesouro para seu filho encontrar.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Leituras

Seja na hora de dormir, quando muitas crianças gostam de uma boa leitura para pegar no sono, ou para acalmar um pouco a turminha da pesada, uma leitura é sempre muito importante. Ler é bom para as crianças e para quem lê também. Com uma boa interpretação da leitura e fazendo vozes para dar ainda mais graça à história, as crianças vão mergulhar em um mundo de imaginação sem fim. Histórias, como Peter Pan, Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, Os Três Porquinhos e O Patinho Feio irão encantar suas crianças.