on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Dez coisas que você está fazendo errado ao grelhar bifes

Atualizado em 21 julho, 2017

A ideia de grelhar um bife parece bem simples. Mas, na verdade, existem algumas coisinhas bem comuns que as pessoas fazem errado. Do início ao fim, aqui estão dez coisas que talvez você esteja fazendo errado na hora de grelhar a carne e como corrigir esses erros para grelhar os melhores bifes da sua vida.

Saiba quais são seus erros na hora de grelhar a carne (Kris Robertson/Demand Media)

Escolher bifes finos

Aqueles com menos de 2,5 cm de espessura. Eles cozinham mais rápido no calor da grelha e passam do ponto muito antes da parte de fora dourar ou ficar marcada. Compre bifes com uma espessura de 3 a 5 cm para ter os melhores resultados. Se acabar comprando bifes finos, coloque-os na grelha assim que tirá-los da geladeira para que eles não cozinhem tão rápido e conseguir dourá-los antes que passem do ponto.

Loading...
Bifes finos demais provavelmente vão passar do ponto (Kris Robertson/Demand Media)

Queimar o tempero

A grelha usa temperaturas altas que queimam a maioria dos temperos, incluindo a pimenta-do-reino moída, assim que eles entram em contato com a grade de metal quente. A menos que você goste do sabor de tempero queimado, adicione os temperos depois de dourar os bifes, finalizando-os longe do calor direto. Você também pode acrescentar seus temperos favoritos misturando-os à manteiga e aplicando-os ao bife depois de pronto.

Evite temperar o bife antes de grelhá-lo (Kris Robertson/Demand Media)

Esquecer do sal

Existe um mito de que salgar o bife antes de grelhá-lo vai secar a carne. Seriam necessários vários dias e muitas xícaras de sal para que isso acontecesse. Em quantidades razoáveis, o sal interage com as proteínas e açúcares naturais da carne, o que a deixa mais macia e também realça o sabor. Use um sal de qualidade, com cristais maiores, como sal kosher ou sal marinho, e aplique uma ou duas pitadas dos dois lados do bife, esfregando bem, até 24 horas antes de grelhá-lo.

O sal é muito importante na hora de grelhar o bife (Kris Robertson/Demand Media)

Grelhar carne úmida

Tirar um bife do pacote e colocá-lo ainda úmido sobre a grelha de metal vai resultar em um bife cozido no vapor. A umidade na superfície da carne vai se transformar imediatamente em vapor e cozinhar o bife, impedindo que ele doure adequadamente. Use uma folha de papel toalha para retirar a umidade superficial da carne antes de grelhá-la.

Não se esqueça de secar a carne antes de colocá-la na grelha! (Kris Robertson/Demand Media)

Usar óleo demais

Cobrir as grades da grelha com óleo logo antes de colocar a carne sobre elas não ajuda em nada. Se a grelha estiver aquecida a 230ºC, a temperatura ideal para selar a carne, a maioria dos óleos vai soltar fumaça. Uma pequena quantidade de óleo levemente aplicada na superfície seca e salgada da carne pode ajudar a conduzir o calor de forma uniforme em toda a sua superfície; mas depois que o bife dourar, as proteínas superficiais vão se separar da grelha, eliminando a necessidade de óleo.

Não abuse do óleo! (Kris Robertson/Demand Media)

Esquecer de limpar a grelha

Você não beberia cerveja em um copo sujo, nem cozinharia em uma frigideira suja ou comeria em um prato sujo. Então por que usa uma grelha suja? Restos de comida, molho e gordura de refeições anteriores podem estragar o sabor. Toda a grelha deve ser limpa depois de cada uso para evitar o acúmulo de sujeira. Se as grades de sua grelha são feitas de ferro fundido ou aço, use um óleo vegetal neutro para prepará-las. Isso vai evitar ferrugem e condicionar a grade para que conduza melhor o calor.

Não se esqueça de limpar a grelha sempre que usá-la (Kris Robertson/Demand Media)

Usar temperaturas baixas demais

A fonte de calor para grelhar um bife deve estar a pelo menos 230ºC para dourá-lo e marcá-lo de forma ideal. Grelhar a carne a temperaturas mais baixas não vai selá-la melhor, e o tempo extra que você vai levar para conseguir selar o bife provavelmente acabará fazendo com que ele passe do ponto. Depois que a carne estiver selada e dourada, você pode colocá-la em uma área da grelha com uma temperatura mais baixa e usar o calor indireto para terminar de cozinhá-la.

É preciso usar a temperatura certa para grelhar a carne (Kris Robertson/Demand Media)

Usar apenas o calor direto

O calor direto em alta temperatura é ótimo para dourar a carne perfeitamente, mas não para cozinhá-la por dentro. Quando usa apenas o calor direto, você pode acabar com um bife perfeitamente dourado, mas muito mal passado, ou um bife no ponto, mas queimado por fora. Para um bife realmente excepcional, doure a superfície da carne utilizando o calor direto, depois coloque-o em uma fonte de calor indireto para terminar de assá-lo. Pode ser uma parte diferente da grelha, se você estiver no jardim, ou no forno se estiver dentro de casa. Esta técnica é utilizada por restaurantes para deixar os bifes no ponto certo sem queimar a parte externa.

Saiba usar a fonte certa de calor para deixar o bife perfeito! (Kris Robertson/Demand Media)

Confiar na sua mão em vez de um termômetro

Existem muitos truques para testar o ponto do bife com o tato. Isso poderia funcionar se você estivesse sempre preparando o mesmo tipo de carne, com a mesma espessura. Como a maioria das pessoas grelha carnes de diferentes cortes e tamanhos, a melhor maneira de saber se o bife está pronto é usando um termômetro. Insira-o na borda lateral do bife (através da gordura, se houver), chegando até o centro da carne.

Nada substitui um termômetro de carne para saber se o bife está pronto (Kris Robertson/Demand Media)

Cortar a carne quente

Enquanto é grelhada, a parte interna da carne está se contraindo, tentando expelir a umidade mantida lá dentro quando a carne começa a dourar. Se você cortá-la assim que retirá-la da grelha, toda essa umidade vai escorrer pelo prato ou pela tábua de corte. Deixar a carne descansar antes de fatiá-la permite que os músculos reabsorvam parte da umidade. Conforme a carne esfria, seus sucos também se tornam mais viscosos, então permanecerão nela quando ela for cortada.

Seja paciente! Espere a carne esfriar antes de cortá-la (Kris Robertson/Demand Media)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...