Dez fatos interessantes sobre o sistema digestivo

Escrito por marcinho lc Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dez fatos interessantes sobre o sistema digestivo
Corpo humano e seus sistemas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A função do sistema digestivo é transformar os alimentos em moléculas menores para que possam ser absorvidos por nosso organismo. O tubo digestório, como também é conhecido, começa na boca e termina no ânus, possuindo uma longitude de dez a 12 metros. Os órgãos que fazem parte do sistema digestivo são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, ânus e algumas glândulas, como as salivares e duas anexas ao intestino delgado, fígado e pâncreas.

Outras pessoas estão lendo

Banho e digestão

Existe algum problema em comer e, logo depois, tomar banho? Não. O problema está em entrar no mar ou em uma piscina, pois ao entrar na ducha você não exige do seu corpo nenhum esforço extra. A complicação está em realizar exercícios, o que acontece no segundo caso. Depois de se alimentar, seu organismo privilegia as áreas do sistema digestivo para a circulação de sangue, caso isso não ocorra, pode gerar enjoo e vômito.

Sistema de tubo

O nosso sistema é muito curioso, pois, ao ingerir um alimento, não estamos colocando para dentro do nosso organismo, mas de certa forma para fora. Podemos compará-lo como todo tubo, que tem uma entrada e uma saída. Obviamente, isso é apenas uma curiosidade e que não pode ser levada ao pé da letra. Já que, durante o processo de digestão, muitas moléculas importantes para o funcionamento do nosso organismo são absorvidas.

Boca

Com a saliva, os alimentos são umedecidos e é iniciado o processo de digestão de algumas moléculas com a ação de algumas enzimas. Em toda sua vida, você produzirá cerca 1,5 litros de saliva por dia. A língua é responsável por sentir os sabores, é nela que estão as papilas gustativas e é o músculo de maior força do organismo, em relação ao seu tamanho. Em um beijo, você troca mais ou menos 250 bactérias com o seu parceiro.

Esôfago

Mede aproximadamente 25 cm e possui músculos que ajudam na deglutição dos alimentos. Um fato interessante é a sensação de fome que provém da sua parte superior. Quando essa região está anestesiada, a vontade de comer desaparece por completo. É por isso que as pessoas que consomem drogas, como cocaína ou crack, não se alimentam e perdem peso rapidamente. Vale lembrar que se você quer emagrecer, esse não é o meio mais seguro e saudável.

Estômago

Responsável pela digestão de proteínas, esse órgão pode guardar 1,5 litros de alimento ou mais devido às suas paredes elásticas. O estômago secreta ácido clorídrico, um composto altamente corrosivo, mas não se preocupe. Para evitar que seja atingido pelo líquido que produz, um novo revestimento do estômago é feito a cada três dias. Dessa forma, somente os alimentos são afetados. Por isso, que, ao vomitar, sentimos aquele gosto ruim na boca. É o suco gástrico.

Fígado

Pesando 1,6 quilogramas, é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Processa, aproximadamente, 720 litros de sangue por dia e produz a bile, suco para digerir gorduras. Tem capacidade regenerativa e também é responsável por filtrar o álcool ingerido. Segundo alguns médicos, o limite para evitar uma doença hepática é de seis latinhas de cerveja.

Intestinos

Dividido em delgado e grosso, tem como função receber o alimento proveniente do estômago (delgado) e expelir o que não é aproveitado (grosso). Neste último, se encontra a flora intestinal, responsável pela produção do bolo fecal com o material desnecessário para o organismo. Calcula-se que existam no corpo humano cerca de 2.000 espécies de bactérias diferentes e sendo, somente, 100 prejudiciais. Seu volume está dado pelos microrganismos presentes.

Calorias

Uma grande preocupação para todos, hoje em dia, são as calorias. Com o dia a dia agitado e a falta de tempo para realizar exercícios físicos, o organismo se torna mais preguiçoso. Como consequência, as pessoas ganham uns quilinhos extras. Um adulto comum necessita de 2.000 calorias para suprir suas necessidades energéticas. Porém as pessoas que vivem em zonas temperadas utilizam aproximadamente 3.500 e, em temperaturas extremamente baixas, 5.000.

Alguns probleminhas

A prisão de ventre se dá pela falta de uma alimentação balanceada e pouca ingestão de frutas, como o mamão. Sem a presença de fibras na dieta, os movimentos peristálticos diminuem e os alimentos permanecem mais tempo no intestino. O contrário, a diarreia, acontece devido a uma infecção intestinal, geralmente pelo consumo de alimentos que contém bactérias. O organismo reage para eliminar as impurezas produzindo água e evacuando em estado líquido.

Outros probleminhas

A flatulência é o acúmulo de gás no intestino e ocorre devido à fermentação de alguns alimentos, ingestão de bebidas gaseificadas, alcoólicas ou muito quentes e, até mesmo, pelo simples fato de engolir saliva. O normal é que um ser humano elimine entre dez a 20 flatos por dia. O que significa 1,5 litros de gases, que podem ser inodoros ou não. O mau cheiro se dá pela presença de enxofre no gás.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível