Mais
×

Dez fatos sobre a cultura polonesa

A Polônia está localizada na Europa central e tem uma população de 38 milhões de pessoas. A língua oficial do país é o polonês, que é a segunda língua eslava mais falada depois do russo, e é também falada na Ucrânia, no leste da Lituânia e no oeste da Bielorrússia. A cultura polonesa é fortemente influenciada pelo catolicismo e por costumes tradicionais eslavos.

A Polônia é uma nação bastante homogênea (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Saudações

Os poloneses se cumprimentam com um aperto de mão cortês e a saudação apropriada para a hora do dia. De noite se diz "dobry wieczor" (pronuncia-se "dôbry vêchor") e de manhã e de tarde eles dizem "dzien dobry" (pronuncia-se "djen dôbry"). Para dirigir-se aos homens eles usam "Pan", e às mulheres, "Pani".

Refeições

Os modos à mesa na Polônia são continentais; eles seguram a faca com a mão direita e o garfo com a esquerda. É educado tirar os sapatos para as refeições na Polônia, e às vezes os convidados recebem pantufas. Os poloneses tomam muita sopa por causa dos seus invernos longos e frios, e as duas sopas mais populares são a de lentilha e a de cerveja, ou "zupa piwna".

Natal

Faz parte das celebrações de final de ano o "dzielenie oplaktiem", ritual que envolve a quebra do oplatek, um wafer branco e fino, que é divido com os outros membros da família, que desejam uns ao outros saúde e prosperidade para o ano que está vindo.

Catolicismo

O catolicismo é a religião mais praticada na Polônia, com 89,9% da população se denominando católica e 75% praticando-a. O catolicismo está sempre presente em ocasiões importantes na vida dos poloneses, como o casamento, funerais e batismos.

Dia de Todos os Santos

A Polônia comemora o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, e neste dia as pessoas visitam os cemitérios para prestar uma homenagem aos mortos.

Idade de matrimônio

Os poloneses se casam mais cedo do que qualquer outra nação na União Europeia. A idade média da mulher ao se casar é de 24 anos, enquanto a do homem é de 26,5 anos.

Dando presentes

Existem três dias para se presentar as pessoas na cultura polonesa: Natal, aniversários e o "dia dos nomes", que são os dias de aniversário dos santos dos quais as pessoas receberam o nome. Os presentes são abertos assim que recebidos.

Cerimônia de casamento

A tradução de casamento mais popular da cultura polonesa é a "Oczepiny", que envolve concursos de dança e um jogo chamado "passando o rolo de massa", no qual os participantes formam um círculo e passam um rolo de massa para o outro usando somente as pernas. O bolo de casamento não é cortado antes da meia-noite e a cerimônia vai até o amanhecer.

Comunicação objetiva

Os poloneses têm um estilo de comunicação objetivo, valorizam a honestidade e dizem exatamente o que querem dizer, apesar de seu nível de franqueza variar de acordo com a proximidade da pessoa.

Círculo social

O círculo social dos poloneses é basicamente formado pela família e amigos, e são eles que compõem as sua redes sociais e de trabalho. As pessoas neste círculo os ajudam a achar trabalho e dão conselhos.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article