Mais
×

Dez formas fáceis de cozinhar ovos

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Introdução

O ovo, esse alimento tão básico e rico em nutrientes, por muito tempo foi apontado como grande vilão da saúde humana. Fonte de muitas proteínas e cheio de aminoácidos, ele é perfeito para matar a fome e manter a barriga cheia. Como sua digestão é mais lenta que outros alimentos, ele aumenta a sensação de saciedade. Seja no café da manhã, almoço, lanche, sanduíche ou jantar, o ovo pode ser consumido de várias maneiras. Para isso basta um pouquinho de criatividade e imaginação! Frito, cozido, mexido, com óleo, na água, existem muitas maneiras de prepará-lo. Aqui explicamos 10 formas bem fáceis para você cozinhar ovos!

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

Ovos Fritos

Talvez a maneira mais clássica e conhecida de comer ovos. Fritá-los é algo simples, mas que exige certo conhecimento da cozinha. Se você é marinheiro de primeira viagem, preste atenção principalmente na temperatura do óleo para evitar acidentes. Escolha uma frigideira média, adicione uma colher de manteiga ou de óleo de cozinha ou azeite de oliva e coloque a gordura para esquentar. Quebre os ovos com cuidado um de cada vez (muitas pessoas usam a quina do mármore da pia ou até mesmo um garfo) e jogue-os na frigideira. Espere até que eles fiquem com as claras de consistência mais leitosa. Use uma colher de pau ou uma espátula para colocar a clara em cima da gema, assim o ovo inteiro ficará branco. Para finalizar, tempere com sal a gosto e sirva. Fácil, não?

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Ovos Mexidos

Para fazer um bom ovo mexido você vai precisar de uma colher de manteiga, ovos e sal. Primeiro, derreta uma colher de manteiga numa frigideira, em fogo médio. Depois, adicione os ovos e faça furos na gema, para que assim ela possa escapar. Quando os ovos começarem a ganhar corpo, coloque sal a gosto. O último passo é mexer bastante o ovo para que ele se quebre em pequenos pedaços. Caso você prefira pedaços maiores, a dica é deixar o ovo fritar por mais tempo e mexer de maneira mais leve. Se preferir, adicione uma colher de leite para cada ovo adicionado, assim o prato ficará parecido aos que são servidos nos hotéis.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Omelete

Um bom omelete pode ser uma refeição simples, mas muito nutritiva. O segredo para fazer um que seja delicioso é bater bem os ovos. Quebre os ovos e bata-os até eles começarem a espumar. Depois tempere a mistura com sal a gosto. Caso queira um sabor mais forte, adicione também pimenta e salsa. Com uma frigideira no fogo médio, coloque o óleo ou manteiga e deixe esquentar. Espere e derrame a mistura de ovos, fazendo com que ela complete todo o fundo da frigideira. Não mexa e deixe fritando por alguns minutos, até que toda mistura fique sólida. Com uma colher de pau ou espátula, levante a borda do omelete e dobre-o. Coloque num prato e sirva-o bem quentinho! Você pode fazer as misturas mais loucas e adicionar os ingredientes que quiser no omelete: queijo, presunto, tomate e até mesmo espinafre!

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Ovo de microondas

Receita prática e rápida, ideal para que mora sozinho e tem pouco tempo para cozinhar. Para começar, quebre os ovos e coloque-os em um prato. Não esqueça de adicionar sal a gosto. Para dar um toque especial, coloque também duas colheres de requeijão . Acomode outro prato em cima do prato com ovos, de forma que ele tape o conteúdo. Use o microondas na temperatura mais alta e coloque por 1 minuto e 20 segundos para ter um resultado surpreendente. Caso você prefira a gema mais durinha, deixe por 1 minuto e 30 segundos. Preste atenção na hora de retirar o prato do forno microondas, pois ele estará bem quente! Ovo de microondas cai muito bem com um sanduíche!

Eising/Photodisc/Getty Images

Ovo poche

Parece sofisticado e difícil, mas fazer um ovo poche não é um bicho de 7 cabeças. O melhor de tudo é que você não vai precisar de óleo nem manteiga, apenas água. Para um melhor resultado coloque água numa panela média e espere ferver. Assim que o fervor começar, adicione sal e vinagre. Quebre o ovo e coloque-o na água fervente. A dica é observar bem o nível da água. Ela deve cobrir o ovo inteiro, deixando somente a parte de cima da gema de fora. Caso você prefira a gema mais dura, a água deve cobrir tudo. Cozinhe por mais ou menos um minuto. Observe bem a clara, pois ela deve estar bem branca, sem partes cruas. Para retirar, use uma escumadeira! Tempere com pimenta do reino para realçar o sabor.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Ovos benedict

Uma maneira bem diferente de fazer ovos, mas que não é nada complicada. Coloque um pão de forma para torrar e, enquanto você espera, adicione um copo de água com vinagre e sal e leve ao fogo, de preferência numa frigideira. Quando as primeiras bolhas aparecerem na água, quebre os ovos e jogue-os com cuidado na frigideira. Deixe-os aí por 5 minutos e depois retire. Numa travessa de vidro, coloque 3 colheres de sopa de água, suco de meio limão, gemas, sal e manteiga. Assim que a manteiga derreter, coloque creme de leite e misture bem. Em cada fatia de pão torrada, coloque peito de peru fatiado, o ovo e molho holandês. Acrescente queijo ralado e salsinha picada a gosto para completar o banquete!

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Croque madame

Para essa receita clássica francesa você precisará somente de 3 fatias de pão de forma, uma fatia de presunto, uma de queijo e um ovo. Comece fazendo um furo numa fatia de pão (uma forminha de cortar canapé pode ajudar nisso). Depois, faça um sanduíche usando as outras duas fatias de pão, o presunto e o queijo. Por cima de tudo, coloque a fatia com furo no meio. Quebre o ovo e coloque-o no furo do pão. Deixe o sanduíche no forno durante uns 20 minutos ou até perceber que o ovo já esteja assado. Pronto! Você terá um sabor de Paris na sua casa!

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Ovos cozidos no molho de tomate

Para dar mais sabor aos ovos e ter uma experiência gastronômica nada comum, por que não cozinhar os ovos no molho de tomate? Para começar, separe uma panela média com cerca de 20 centímetros de diâmetro. Adicione o molho e a manteiga e vá mexendo até ferver. Quebre os ovos, um de cada vez, prestando atenção para que eles não desmanchem. A dica é deixar os ovos quietos, só tomando cuidado para que eles não toquem o fundo da panela. Depois, tampe e diminua a intensidade do fogo. Os ovos vão cozinhar devagar no próprio molho. Quando estiverem já cozidos, adicione um pouquinho de queijo ralado. A receita harmoniza muito bem com carnes assadas ou frango.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Ovos assados no forno

Não estamos exagerando quando falamos que os ovos podem ser feitos de várias maneiras. Um jeito nada comum e bastante saudável, pois leva bem menos óleo, é o ovo assado no forno. Primeiramente é preciso ter muito cuidado com o calor forte, por isso deixe seu forno em temperatura baixa. Numa travessa de vidro média, adicione creme de leite e um purê de legumes, fazendo uma cama para os ovos. Quebre-os com cuidado e coloque em cima dos outros ingredientes. Cubra a travessa com papel alumínio, assim você evita uma comida seca, e deixe no forno por cerca de vinte minutos. O resultado é um ovo delicioso e bem menos gorduroso!

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Ovo estrelado

A receita do ovo estrelado é ideal para quem está preocupado com a saúde e quer evitar alimentos gordurosos. A técnica é bem simples e muito parecida com o ovo frito, a única diferença é que ela não leva nem óleo, nem manteiga ou margarina! Em uma frigideira antiaderente, quebre e coloque os ovos. Logo após tampe a frigideira, tomando cuidado para que o calor não escape. É essencial que o fogo esteja bem baixo, caso contrário o ovo poderá queimar. A pressa é inimiga da receita do ovo estrelado. Seja paciente e espere! Quando a clara ficar macia, um pouquinho dourada, e a gema bem molinha, o ovo estará pronto!