Mais
×

Dez ideias para decorar a casa de praia e combater a maresia

Os efeitos da maresia não precisam atrapalhar no seu projeto decorativo
scornejor/iStock/Getty Images

Introdução

Construir a casa dos sonhos na beira da praia para o verão é o desejo de muitos. Porém, a proximidade com o mar requer cuidados especiais para a construção e decoração. Salina, a maresia causa corrosão acelerada e ferrugem, comprometendo a durabilidade de diversos materiais. Ela pode afetar não só a estrutura da sua construção, como também dos móveis e eletrodomésticos. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados especiais. Simples e baratos detalhes, como o material dos pregos e parafusos, podem fazer a diferença na conservação dos seus bens. Veja alguma dicas simples que podem ajudar você com seu projeto, sem perder o estilo e o aconchego.

Pequenos detalhes fazem a diferança: opte pelos pregos de aço inox para sua casa de praia
Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Os materiais corretos

Para começar, é preciso ter em mente os materiais mais indicados contra a ação da maresia. Aposte no aço puro, no latão, nas pedras (para revestimento) e na fibra sintética. Evite o ferro e as fibras naturais, que são menos resistentes. Substitua o ferro pelo latão ou aço para as dobradiças, fechaduras e puxadores e, quando comprar pregos ou parafusos, prefira os de aço inoxidável.

As redes são ótimas, tanto para decoração, quanto para o conforto
Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Relaxamento e conforto

A atmosfera da casa de praia deve ser tranquila. Portanto, o ideal é apostar em acessórios que transmitam a sensação de paz e frescor. Objetos artesanais e materiais reciclados também podem garantir um ar rústico. O ideal é utilizar objetos que remetam ao mar, como barcos, peixes e conchas, sempre tendo em mente materiais resistentes aos efeitos da maresia. Aposte também em cores alegres para tapetes e almofadas, que possam ser recombinadas caso seja necessário descartar algum dos acessórios por desgaste ou desbotamento. Invista também nas redes, que oferecem um toque de descontração e podem ser facilmente trocadas.

Móveis de madeira conferem um ar leve e rústico a sua decoração
ULTRA F/Photodisc/Getty Images

O toque rústico da madeira

A madeira costuma ser muito utilizada na decoração de casas de veraneio, pois garante um toque rústico. Se você optou por este material, não desanime, ele também consegue resistir bem aos efeitos da maresia. As espécies mais indicadas são o ipê e a maçaranduba. Mesmo assim, investa na proteção da madeira. Ela deverá passar por um processo selante que retarda os danos da maresia e da umidade. O procedimento envolve o uso de verniz impregnante, como o Polistem. Para manter a proteção, aplique óleo de peroba e lustra-móveis com frequência. Outra opção são os materiais artificiais que imitam a madeira, como os decks de PVC ou os revestimentos cerâmicos, que não precisam de manutenção e não correm o risco de ser infestados por cupins.

Se possível, proteja seus eletrodomésticos com capas de tecido, apostando em estampas versáteis
Bet_Noire/iStock/Getty Images

Eletrodomésticos protegidos

Os eletrodomésticos costumam sofrer bastante com a maresia. Os mais resistentes são aqueles de aço inoxidável. Uma alternativa mais econômica é o alumínio. Eles devem permanecer bem protegidos. Se possível, mantenha-os dentro de armários. Se não, cubra-os com capas de tecidos com tramas bem fechadas quando não estivar em casa. E mais: independente do material, aplique uma camada de silicone líquido ou verniz de poliuretano para aumentar a resistência. Outra dica é passar um pouco de vaselina líquida. O mesmo vale para outros itens de metal, como torneiras e fechaduras. Se o eletrodoméstico já tem pontos oxidados, como pintura descascada, uma dica simples e econômica — porém temporária! — é utilizar uma lixa própria para ferro. Lixe o local afetado e pinte-o com esmalte de unhas de cor similar.

Protetor solar, água do mar e da piscina, hidratante corporal: seu sofá deve estar preparado para entrar em contato com tudo isso
Nicky Gordon/iStock/Getty Images

Tecidos e estofamento

Além das manchas e da sujeira, encontrar o tecido ideal para revestir sofás, colchões e poltronas é importante também para evitar o mofo, devido à alta umidade. Uma dica é o tecido Sunbrella, que não mancha com facilidade e é perfeito para resistir à umidade. Outra opção mais em conta é o poliéster. Já para as cortinas, procure pôr uma segunda camada do tipo blecaute, para reduzir a incidência do sol e retardar o desbotamento de tecidos e paredes.

Procure por tintas resistentes a fungos e maresia
Mike Watson Images/moodboard/Getty Images

Cor e resistência

As paredes também sofrem com a maresia, podendo apresentar problemas como fungos, mofos e rachaduras. Além disso, a alta incidência da luz do Sol pode desgastar a pintura da casa com mais facilidade. Pensando nisso, já estão no mercado tintas próprias com maior resistência aos efeitos nocivos da maresia e mofo. Essas novas tintas possuem função selante, que desacelera o desbotamento e previne contra fungos. Para janelas, portas, portões de ferro, fique com as tintas antiferrugem. Nas paredes externas, é aconselhável aplicar verniz anualmente para atenuar os efeitos da maresia.

Proteja as dobradiças de portas e janelas aplicando óleo lubrificante
Armando Iozzi/iStock/Getty Images

Portas e janelas

Por estarem constantemente em contato com o exterior, os portões, portas e janelas começam a enferrujar mais facilmente. Se você não puder optar pelo aço puro, pela madeira ou pelo alumínio, uma solução é aplicar verniz ou filme poliuretano, que funciona como uma segunda pele para a superfície dos materiais. Outro cuidado consiste em aplicar um spray de óleo lubrificante uma vez por semana nas dobradiças de portas e janelas, para evitar o ranger ao fechar e abrir.

Procure por pisos fáceis de limpar
Thinkstock/Stockbyte/Getty Images

Praticidade na escolha do piso

Casa de praia é sinônimo de descanso e tranquilidade. Para não ter que se preocupar em excesso com a limpeza e deixar de curtir o repouso, aposte em pisos frios, que podem ser lavados facilmente com água e sabão. Procure ainda por porcelanatos do tipo gloss, que possuem uma camada de proteção contra riscos e manchas. Usar tons "manchados" ainda pode ajudar a disfarçar a presença de areia e desgastes.

Os cactos resistem bem ao sol e às altas temperaturas
George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Invista nas plantas

As plantas podem dar um toque especial a sua casa de praia, proporcionando uma sensação de frescor e contato com a natureza. Aposte em espécies que resistam bem à maresia, às temperaturas elevadas e que necessitem de baixa manutenção, como os coqueiros, palmeiras, hibiscos, cical, alpineas, babosa, iuca e outras. Uma ótima opção são os cactos, que funcionam muito bem como elemento decorativo.

As lâmpadas amarelas são econômicas e dão ar de aconchego
Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Iluminação e bem-estar

A iluminação é um ponto importante, pois ajuda a proporcionar o clima de relaxamento que pede a casa de praia. Substitua todas as lâmpadas pela econômica, de luz amarela, que ainda remete ao Sol, deixando o ambiente mais aconchegantes. Opte por luminárias de vidro ou acrílico, que resistem bem à luz solar, vento e calor, para compor o ambiente