×
Loading ...

Dez móveis que você pode fazer com materiais reciclados

Uma pesquisa realizada pela Bain & Company, empresa global de consultoria de negócios, revelou que trabalhadores de países emergentes, como o Brasil, estão mais preocupados com políticas de sustentabilidade do que os profissionais de países desenvolvidos. Uma das formas de colocar em prática a sustentabilidade é fazendo móveis para a casa com materiais reciclados. Eles ajudam a economizar e deixam o ambiente com uma decoração linda. Veja aqui dez ideias para mobiliar sua casa reutilizando embalagens e outros objetos que estariam destinados ao lixo.

Criar um ambiente com móveis reciclados é fácil e econômico (hamburguesaconqueso/iStock/Getty Images)

Puff

Além de versáteis, os puffs são muito úteis. Os mais comuns feitos com material reciclado são os de pneu e os de garrafa PET. Usar pneus é mais simples. É necessário apenas pintar o artigo e colocar alguns travesseiros no meio. Outra opção é enrolá-lo com um lençol colorido depois de encaixar os travesseiros.

Loading...
Os puffs de pneu tem ótima durabilidade e contribuem para a decoração do ambiente (Reprodução Pinterest | Kal Tire)

Sofá

Para um sofá de material reciclável é possível utilizar pallets de madeira ou garrafas PET. Para isso, é necessário juntar em média 450 garrafas PET que, depois de montadas, precisarão de um revestimento de espuma e uma capa. O sofá de pallet é um pouco mais simples, mas lixar a madeira é demorado e requer paciência. O pallet será a base do sofá e você vai precisar comprar a espuma e fazer a capa de tecido.

Diariamente muitos pallets são descartados em lojas e supermercados (Reprodução Pinterest | Kevin & Robin -)

Poltrona

A poltrona de material reciclável também pode ser feita de pallet ou garrafa PET, mas é fácil inovar esse móvel. Você pode montar uma poltrona com rolhas de garrafa de vinho ou com um carrinho de supermercado cortado ao meio e duas almofadas estampadas, uma para o assento e outra para o encosto.

Uma boa espuma e uma boa estrutura são fundamentais para uma poltrona de garrafa PET (Reprodução greenupgrader.com)

Criado mudo

Carretéis de madeira, tábuas, caixotes, pallets, toras e gravetos de madeira, garrafas PET, pilha de livros ou revistas. Para se fazer um criado mudo, basta deixar a imaginação livre... Os melhores são os que oferecem espaço para guardar objetos, como os caixotes e os pallets.

Um criado mudo de livros é perfeitos para quem é mais intelectual (Reprodução www.poetichome.com)

Estantes

Estantes de pallets ou caixotes de madeira são lindas e dão um ar mais rústico para o ambiente, podendo ainda ser pintadas ou envernizadas. Outra ideia bem legal é fazer uma estante com uma escada de madeira modelo americana dupla, colocando tábuas de diferentes tamanhos nos degraus.

A estante feita de escada de madeira pode ficar em sua cor natural ou receber uma mão de tinta e verniz (Reprodução dishfunctionaldesigns.blogspot.com)

Mesa de centro

A mesa de centro pode ser feita de diversos materiais reciclados, como carretel de madeira, caixote e até mesmo papel jornal com papelão. Um modelo bem diferente consiste de um pallet suspenso por quatro garrafas de vidro, uma em cada ponta, que têm como base outro pallet.

Um carretel grande e de madeira, após ser lixado, se transforma em uma linda mesa de centro (Reprodução www.latteloveblog.com)

Cama

É muito simples utilizar material reciclável em uma cama. Fora o colchão, são necessários apenas alguns pallets para servirem de estrado. O material pode ser utilizado também como uma cabeceira simples ou mais elaborada, que tenha um módulo com tampo para guardar roupa de cama e banho.

Uma opção para utilizar pallets como estrado de cama é colocar rodinhas nas quinas (Reprodução chicshabbycottage.blogspot.com)

Arara de roupas

Araras de roupas são muito úteis e, se feitas com material reciclável, ficam melhores ainda. Uma escada do modelo americana simples pode ser colocada na horizontal em uma parede com um suporte mão francesa. Pinte a escada com uma cor bem vibrante e pendure os cabides nos degraus.

Araras de roupa são boas para pendurar vestidos sem amassá-los (Reprodução offbeathome.com)

Armário

Além dos pallets, é possível fazer um armário com antigas portas e janelas de madeira. Com as medidas certas e uma boa pintura, você pode dar um novo ar para seu quarto, sala ou cozinha.

Portas de madeira tem ótima durabilidade, o que garante a qualidade do armário (Reprodução offbeathome.com)

Divisórias

Quer fazer uma cantinho de leitura ou criar um espaço reservado em algum ambiente? Uma boa saída é empilhar verticalmente alguns pallets de maneira e criar uma divisória como parede vazada. Você pode colocar um aparador e um quadro para dar um ar mais intimista.

Divisórias de madeira criam um ambiente aconchegante (Reprodução ifiwerentsolazy.blogspot.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...