×
Loading ...

Dez passos para fazer uma maquiagem básica

Tijana87/iStock/Getty Images

Introdução

Uma maquiagem básica pode ser um aliado vital no dia a dia, quando a ideia é usar algo discreto e que caiba em qualquer situação, desde o trabalho até o happy hour no final do dia. Por isso, é fundamental ter na manga alguns truques importantes para facilitar sua vida de manhã, antes de sair de casa, fazendo um make quase "cara lavada". Conheça algumas dicas simples para garantir um visual sóbrio e bonito para você ficar linda do início ao fim do dia, sem esforços.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Maquiagem básica passo a passo

Uma maquiagem básica perfeita é aquela que fica quase "invisível" aos olhos. A base deve nivelar os tons da pele de forma harmoniosa. Para isso, é necessário manter o rosto sempre limpo e tonificado. Assim, são expelidas as impurezas, que podem se acumular na forma dos temidos cravos e espinhas. Os pincéis também são importantes. Os mais grossos são pincéis de base, e os de diâmetro médio servem para o blush. Os chamados "chanfrados" fazem um bom efeito para o blush, mas funcionam melhor se você tiver mais destreza ao se maquiar.

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Mantenha o rosto sempre limpo

Manter uma rotina de cuidados com a pele do rosto é quase tão importante quanto a maquiagem em si, já que dessa forma o look fica mais suave e harmonioso. Por isso, invista em sabonetes antibacterianos, com fórmulas que desobstruam os poros e assegurem que as necessidades de sua pele sejam atendidas. Dessa forma, previne-se o surgimento de cravos e espinhas e o ressecamento acentuado. Lave o rosto com água bem fria ou gelada para maximizar a refrescância, fechar os poros e diminuir o inchaço. Seque delicadamente com uma toalha.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Limpeza profunda: pele sempre clara

O tônico, muitas vezes ignorado pelas mulheres, pode fazer uma grande diferença. Esse tipo de produto deve ser aplicado logo após a lavagem, com o auxílio de uma bolinha de algodão ou de uma toalha – a segunda opção é mais indicada para quem tem a pele oleosa, pois faz uma leve esfoliação no rosto. Complemente o efeito de limpeza borrifando levemente água termal, das que se encontram em spray nas farmácias. Com propriedades calmantes e cicatrizantes, o produto nutre a pele do rosto e ajuda a diminuir as manchinhas.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

O primer: hidratação, controle de oleosidade e poros uniformes

Usar um creme adequado ao seu tipo de pele é importante, mesmo no dia a dia, pois ele assegura que ela esteja sendo protegida e nutrida o dia inteiro. Porém, antes da maquiagem, dispense os cremes comuns e procure algo que atenda as necessidades específicas da sua pele e dos seus planos. Uma dica poderosíssima é o uso de primer, uma espécie de creme com efeito matificante, que controla a oleosidade a noite inteira, uniformiza os poros e deixa a pele pronta para o uso dos pincéis. O primer pode ser encontrado em farmácias por todo o Brasil.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Corretivo e base: a pele é o principal

O corretivo e a base são partes fundamentais da maquiagem: uma falha e todo o esforço pode ir por água abaixo. Por isso, cuidado na hora de passar o corretivo no rosto. Não tenha pressa. Passe delicadamente, dando “batidinhas” no rosto, para que o produto cubra as manchas e não se espalhe, causando diferenças de tom de pele. Use-o apenas sobre as imperfeições. Em seguida, uniformize o tom da pele com a base, que pode ser cremosa ou em pó. Escolha entre as opções brasileiras e importadas vendidas nas farmácias e perfumarias uma que combine mais com sua pele e seu estilo de vida.

Pixland/Pixland/Getty Images

A base é fundamental

As bases podem ter as mais variadas consistências, de líquida a cremosa ou pó, dependendo das necessidades da pele de cada consumidora. As líquidas funcionam muito bem com quem tem a pele seca, enquanto as em pó, feitas com componentes minerais, agridem menos as mulheres de pele oleosa. A base líquida deve ser espalhada com as mãos limpas em um ambiente de luz forte e que evidencie as imperfeições, de modo a cobri-las da forma mais eficiente possível. As opções cremosas são usadas com a esponjinha que acompanha o kit. Os similares em pó trazem consigo um kit de pincéis apropriado.

Sergey Anatolievich Pristyazhnyuk/iStock/Getty

Nos olhos: detalhes que fazem a diferença

Montar a base da maquiagem de olhos é muito importante. A primeira etapa, antes da sombra, é a aplicação de delineador, lápis, rímel e iluminador. Os três primeiros já são conhecidos, mas a novidade é o iluminador, que deve ser aplicado em pequena quantidade logo abaixo das sobrancelhas, como uma forma de "abrir o olhar". Depois disso, é só passar o lápis na parte de baixo, uma camada leve de delineador na parte superior e o rímel, para aumentar o tamanho dos cílios e realçá-los de forma delicada.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Sombra: o toque de cor que falta para sua maquiagem

Aplique a sombra com cuidado, sempre com o auxílio de um pincel – especialmente se você ainda não tem muita habilidade com a maquiagem. Do contrário, as cores podem parecer exageradas. No caso da maquiagem básica, dispense os tons mais vivos e invista em clássicos como os dourados, pratas e rosados leves e discretos, que dão um tom saudável sem exageros. Para acertar sempre, use o truque de espalhar a sombra da região dos cílios às bordas da pálpebra, diminuindo gradativamente a intensidade da cor, sem nunca avançar esse limite. Isso é garantia de uma maquiagem sóbria e bonita.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Blush: dos rosados aos terrosos

O blush é uma das partes mais importantes da maquiagem, pois é responsável pela "cara de saúde" das maçãs do rosto. Os tons mais adequados são aqueles em compasso com a tonalidade da pele. Por isso, quem tem pele mais clara pode investir sem medo nos rosados e as moças de pele mais escura ficam mais bonitas com tons terrosos, mesmo que puxados para o rosa. Para aplicar é muito simples: não precisa fazer biquinho, é só acompanhar a linha das maças do rosto, sem avançar muito para as bochechas em si. Não exagere na quantidade!

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Batom: o toque final de cor e brilho

O batom é o que dá o teor da maquiagem básica, pois pode trazer alguma graça ao look mesmo mantendo a sobriedade e a simplicidade. Invista em cores naturais, como cor de boca, ou tonalidades vivas como alaranjados, tons de rosa, amarronzados ou mesmo vermelhos. Principalmente no verão, essa quebra causada pelas cores vivas num rosto maquiado com tons discretos pode dar um pouco de descontração ao look. Se a ideia é manter a simplicidade, invista em tons bem próximos ao da cor de sua boca ou em rosados leves, que dão um toque de leveza e pureza ao look.