×
Loading ...

Dez receitas de suco para sair da mesmice

pilipphoto/iStock/Getty Images

Introdução

Buscando alternativas saudáveis que substituam o refrigerante e outras bebidas cheias de conservantes? Aposte nos sucos naturais! Eles são perfeitos para nutrir e refrescar. Em um copo de suco é possível obter vários nutrientes importantes para o funcionamento ideal do seu corpo. Experimente sabores além dos clássicos suco de laranja e limonada: aposte na mistura de frutas, legumes, verduras, grãos, especiarias e até flores! Veja a seguir 10 deliciosas receitas que ajudam você a matar a sede com sabor e saúde.

schulzhattingen/iStock/Getty Images

Abacaxi + couve + hortelã: fórmula desintoxicante

Provavelmente você já conhece ou já tomou o clássico suco de abacaxi com hortelã. Porém, nessa nova receita, entra um novo ingrediente: a couve. Isso mesmo, a hortaliça é excelente para combater problemas digestivos, no fígado e também cálculos renais e artrites. Ela também tem poder anti-inflamatório e cicatrizante. Já o abacaxi tem efeito diurético e facilita a digestão, assim como a hortelã. A mistura garante um suco delicioso e desintoxicante. Ingredientes: 1/2 abacaxi 4 xícaras (chá) de água 2 folhas de couve 1 ramo de hortelã Modo de preparo: lave as folhas de couve e hortelã. Descasque o abacaxi e, em seguida, corte-o em fatias. Bata tudo no liquidificador. Coe e adoce, se necessário, a gosto.

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Milho verde: inove com saúde

Quem não gosta de um milho verde quentinho com manteiga e sal? O que você talvez não saiba é que o milho pode também ser utilizado em sucos, de maneira bem mais saudável, menos calórica e bastante saborosa! O milho é uma perfeita fonte de energia! Ele ainda ajuda na redução do nível de colesterol! Ingredientes: 6 espigas de milho-verde 2 litros de leite 3 e 1/2 xícaras (chá) de água 1 xícara (chá) de açúcar Modo de preparo: retire os grãos das espigas e bata no liquidificador junto com 4 xícaras (chá) de leite e 1/2 xícara (chá) de água até formar uma mistura homogênea. Peneire e coloque numa panela. Em fogo baixo, acrescente o açúcar e não pare de mexer, por aproximadamente 30 minutos, até engrossar. Deixe esfriar e bata novamente no liquidificador com a água e o leite restantes.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Chá mate + casca de abacaxi: energia e desperdício zero

Por que não preparar outra bebida criativa aproveitando a casca do abacaxi que sobrou do suco? Enquanto a fruta ajuda na digestão, o chá-mate funciona como estimulante e combate a fadiga, além de prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e o envelhecimento precoce. Ingredientes : 2 xícaras (chá) de água 2 colheres (sopa) de erva mate 4 xícaras (chá) de casca de abacaxi picada 3 xícaras (chá) de água Modo de preparo: para o chá, coloque a água em uma panela ou chaleira e deixe ferver. Retire do fogo e acrescente a erva mate. Abafe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e reserve. Para o suco, coloque as cascas do abacaxi para cozinhar com água em uma panela até ficarem macias. Retire do fogo e espere esfriar. Coe e misture com o chá. Sirva gelado e adoce a gosto.

trinetuzun/iStock/Getty Images

Cenoura + maçã + gengibre + salsinha: nutrição total

É impressionante a quantidade de benefícios em um só suco. A cenoura ajuda na visão e é ótima para a saúde da pele, além de aumentar a imunidade do corpo, pois combate infecções. Já a maçã tem alto valor nutritivo, funciona como regulador intestinal e ajuda na circulação sanguínea. Para melhorar a lista de vantagens, o gengibre possui ação anti-inflamatória. Ele auxilia na digestão e combate gripes e resfriados. Por fim, a salsa é um remédio natural para a limpeza dos rins, além de fortificar ossos e contribuir para a saúde do sistema nervoso. Ingredientes: 3 cenouras médias 1 pedaço de gengibre de 1,5 cm 2 maçãs 3 galhos de salsinha 1 litro de água gelada Modo de preparo: lave as cenouras, o gengibre, as maçãs e a salsinha. Descasque a cenoura e o gengibre e reserve. Retire as sementes das maçãs e o excesso de talo da salsinha. Bata tudo no liquidificador com água e coe.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Capim-santo + tangerina: mistura refrescante e gostosa

Mais uma mescla deliciosa e inusitada. O capim-santo, conhecido também como capim-limão, funciona como calmante natural, além de ser ótimo para cólicas e indigestão, além de analgésico, aliviando dores musculares, de cabeça e febre. Já a tangerina colabora com a sensação de saciedade, além de auxiliar no funcionamento do intestino e aumentar a imunidade. A fruta também regula a pressão arterial, é boa para a saúde dos ossos e combate a fadiga. Ingredientes: 1 litro de água 8 folhas de capim-santo 1 xícara (chá) de suco de tangerina Modo de preparo: ferva o capim-santo com a água em fogo alto por três minutos. Deixe esfriar. Descarte o capim coando com uma peneira. Misture o líquido do chá com o suco de tangerina e sirva.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Laranja + temperos e especiarias: clássico renovado

Esta receita é ideal para quem é apaixonado pelo tradicional suco de laranja, mas quer inovar. A laranja é ótima para o sistema imunológico, além de auxiliar na função vascular, ajudando no combate a doenças cardíacas. Ingredientes: 1 litro de água 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 pau de canela 1 anis-estrelado 2 cravos-da-índia 1 folha de louro 4 grãos de pimenta-do-reino 1 pedaço de 2 cm de gengibre 3 litros de suco de laranja Modo de preparo: misture a água com o açúcar até dissolver em uma panela. Adicione a canela, o anis, o cravo-da-índia, o louro, a pimenta-do-reino e o gengibre e deixe ferver por cinco minutos. Espere esfriar e coloque na geladeira por quatro horas. Depois, coe para retirar os temperos. Adicione o suco de laranja à mistura e mexa bem.

Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Caqui + abacaxi + pera: combinação rejuvenescedora

Este suco traz uma lista de benefícios. O caqui ajuda na defesa do organismo, além de funcionar como antioxidante. A fruta ainda é ótima para o funcionamento do intestino, pois contém fibras. Já a pera auxilia na manutenção de uma boa visão, dá energia e fortalece os neurônios: uma istura rejuvenescedora! Ingredientes: 1 caqui 1 rodela grossa de abacaxi 1 pera 2 xícaras (chá) de água Modo de preparo: corte o caqui em gomos finos e pique o abacaxi e a pera. Bata todas as frutas no liquidificador com a água.

iSailorr/iStock/Getty Images

Água de coco + kiwi + melão: hidratação máxima

Reconhecida como fonte de hidratação para o organismo, a água de coco é rica em minerais e nutrientes, sendo considerada um isotônico natural. Ou seja, é perfeita para repor os líquidos depois da atividade física. Já o kiwi é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, anticancerígenas e laxativas. O melão também é ótimo para hidratar o corpo: cerca de 80% de sua composição é água. Ele ainda ajuda a eliminar toxinas, tem propriedades diuréticas e colabora para o funcionamento do intestino. Ingredientes: 1 fatia de melão sem sementes 1 kiwi 1 xícara (chá) de água de coco 1 colher (sopa) de mel Folhas de hortelã a gosto Modo de preparo: descasque o kiwi e o melão e corte-os em pedaços. Misture todos os ingredientes no liquidificador.

Siri Stafford/Photodisc/Getty Images

Laranja + morango + aveia: puro vigor

Esse suco é sinônimo de saúde. Assim como a laranja, o morango ajuda a reforçar a imunidade do corpo. A fruta também atua na eliminação de toxinas, além de estimular o cérebro e a memória. Para completar os benefícios, a aveia auxilia no funcionamento intestinal e também favorece o sistema imunológico. Por conter fibras, ela ainda nos mantém saciados por mais tempo. Ingredientes: 3 laranjas 1 polpa (100 g) de morango ou 3 unidades da fruta fresca 1 colher (sopa) de aveia Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Não é preciso coar para servir.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Melancia + limão siciliano + pera + flores: aroma e sabor

Flores no suco? Isso mesmo. As flores são muito usadas na culinária e na prevenção de doenças, pois contêm muitas vitaminas e minerais que fortalecem o sistema nervoso. Já a melancia favorece o metabolismo, tem função diurética e anti-inflamatória e colabora com a regeneração da pele. O limão siciliano ajuda a regular as funções intestinais, evita a retenção de líquidos e colabora na desintoxicação do fígado. A pera é ótima no caso de hipertensão, pois ajuda a regular a pressão arterial e também tem ação diurética. Ingredientes: 10 ml de suco de limão-siciliano 7 ml de sirop de rosas 120 ml de suco de melancia 50 ml de suco de pera Modo de preparo: bata cada fruta no liquidificador separadamente e misture tudo na coqueteleira.