×
Loading ...

10 vantagens em ser bilíngue

Atualizado em 20 julho, 2017

Ser bilíngue pode abrir portas para novas amizades, culturas e experiências, mas seus benefícios vão muito além da comunicação. Uma nova pesquisa mostra que aprender uma segunda língua ainda criança pode mudar a forma como o cérebro funciona, aumentando o foco, flexibilidade e habilidades para resolver problemas. Os cientistas apenas começaram a compreender como saber duas línguas pode alterar o funcionamento do cérebro, mas é claro que os benefícios disso são imensos.

Os benefícios do bilinguismo vão além da comunicação (Getty Images)

Flexibilidade mental

Em um estudo publicado na ScienceDaily ("Bilingual Benefits Reach Beyond Communication", de novembro de 2010), uma equipe de pesquisa liderada por Ellen Bialystok, da Universidade de York, descobriu que as crianças bilíngues possuem melhor desempenho na rapidez em alternar entre duas ou mais tarefas mentais do que as crianças unilíngues. Alternar entre dois idiomas desenvolve as partes do cérebro que controlam o deslocamento entre diferentes atividades ou correntes de pensamento. Essa rede de controle mental aprimorada pode tornar as mentes bilíngues mais flexíveis, melhores em tarefas múltiplas e mais criativas.

Loading...

Aumento do foco

O mesmo estudo descobriu que pessoas bilíngues são mais capazes de se concentrar em tarefas e bloquear as distrações. Os pesquisadores imaginam que esse aumento de foco e controle decorre da capacidade de manter as duas línguas separadas na mente, sem misturar as palavras e a gramática.

Resistência ao Alzheimer

Uma pesquisa feita pela Professora Judith Kroll em bilíngues mais velhos sugere que os falantes de dois idiomas são mais resistentes à doença de Alzheimer do que os unilíngues. Os pesquisadores especulam que essa resistência se deve ao exercício mental constante necessário para conciliar dois idiomas. Essa "ginástica mental" constante mantém o cérebro ativo e flexível por mais tempo.

Resolução de problemas

As pessoas que falam mais de uma língua têm a capacidade de resolver problemas reforçada. A equipe de Bialystok acredita que "pessoas bilíngues têm memórias de curto prazo superiores para armazenar e processar informações", o que lhes dá uma maior capacidade de pensar de forma criativa e flexível sobre como realizar tarefas e superar obstáculos.

Comunicação

Claro, a vantagem mais óbvia de ser bilíngue é a capacidade de se comunicar em duas línguas. Especialistas em desenvolvimento humano costumavam pensar que aprender dois idiomas desde o nascimento resultaria em confusão e deficiência em ambas as línguas; isso não só tem se provado equivocado, como o oposto da realidade. Falar duas línguas dá aos bilíngues melhor percepção e melhor capacidade de se expressar em ambas as línguas.

Compreensão auditiva

Os bilíngues mostraram ter melhores habilidades auditivas do que os unilíngues. Eles estão mais focados e são mais capazes de discernir o significado do que está sendo dito.

Conexões pessoais

Ser bilíngue abre portas para se comunicar com novas pessoas no trabalho, em casa e na comunidade. Isso permite que uma pessoa bilíngue faça amizades em duas ou mais culturas diferentes e faça conexões com pessoas novas e interessantes, tanto em seu país de origem como no exterior.

Introspecção cultural

Falar uma segunda língua não é apenas permitir a comunicação, mas também permite que o falante entenda mais plenamente outras culturas e tradições. A língua e a cultura estão profundamente interligadas e falar o idioma de outro povo é o primeiro passo para entender completamente seu modo de vida, suas tradições e crenças.

Oportunidades de emprego

Em um nível prático, ser bilíngue abre portas para muitas oportunidades empregatícias e acadêmicas. Na área acadêmica, muitos campos de estudo têm habilidades de linguagem como pré-requisito, oferecendo aos bilíngues um atalho para estudos avançados. Os empregadores valorizam funcionários bilíngues por sua capacidade de se comunicar com os clientes e colegas de trabalho.

Viagens

Ser bilíngue traz oportunidades no seu país e também em outras partes do mundo. Falar uma segunda língua pode tornar a viagem mais fácil e gratificante, e fará do falante um companheiro de viagem procurado por amigos aventureiros!

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...