O que diabéticos podem comer com uma dor de estômago?

Escrito por faith mcgee | Traduzido por julia cromberg teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que diabéticos podem comer com uma dor de estômago?
Caso você use aplicações de insulina para tratar sua doença, o cuidado deve ser redobrado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Diabéticos devem comer uma dieta adequada para prevenir flutuações dos níveis de açúcar no sangue. Frequentemente, afastar-se do plano de refeição, comer um alimento contaminado ou um vírus de estômago pode dificultar uma alimentação regular. É essencial continuar comendo alimentos que promovam uma digestão saudável e previnam danos para o estômago. Se você possui diabetes tipo 1 ou tipo 2, sempre controle sua absorção de glicose através da alimentação.

Outras pessoas estão lendo

Diabetes

Essa doença dificulta a produção e o uso do hormônio pancreático, chamado insulina, pelo corpo. Esse hormônio controla como a glicose é absorvida pelas células do corpo. A glicose é a única fonte de alimento do cérebro, então, é óbvio quantos danos podem ocorrer quando o nível desta não pode ser controlado. No diabetes tipo 1, o corpo trava uma guerra contra as células produtoras de insulina. Afetando 10% das pessoas com a doença, esse tipo exige dependência de insulina ao longo da vida. O tipo 2 é o mais comum e é resultado de uma alimentação inadequada. As células tornam-se cada vez menos sensíveis a insulina no sangue. Os médicos vão dar aos pacientes os níveis corretos de açúcar no sangue para ficarem nivelados. Entretanto, esses padrões variam de pessoa para pessoa, baseados em seu peso e em sua genética.

O que diabéticos podem comer com uma dor de estômago?
Quanto mais pesada a pessoa for, mais riscos ela corre de contrair o diabetes tipo 2 (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Dieta

Pessoas com diabetes devem comer alimentos com menos gordura e mais fibras. Os planos de refeição devem conter muitas frutas e legumes. Você pode regular seu nível de insulina com sucos de fruta que não contenham açúcar. Alimentos fibrosos como vagens, trigo, espinafre e repolho impedem que os níveis de açúcar no sangue subam. Retire seus carboidratos de alimentos como pão integral, macarrão integral, arroz selvagem, feijão, brócolis e feijão verde. A regra de ouro básica é que branco não está certo no seu plano. Evite açúcares simples, gorduras saturadas, carnes gordas e laticínios que não sejam de baixo teor de gordura.

O que diabéticos podem comer com uma dor de estômago?
Legumes são otimos para quem possui diabetes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Café da manhã para quem está com dor de estômago

Dores de estômago podem ser causadas por uma dieta de comidas gordas, alergia a certos alimentos, vírus de estômago ou gases. Tenha um começo de dia saudável com uma refeição simples de farinha de aveia. Prepare-a sem qualquer açúcar ou frutas, a não ser que seja banana. Certas frutas são muito ácidas e podem fazer com que seu estômago doa quase que imediatamente. Outra opção é iogurte com pouca gordura com um ovo bem cozido. Escolha uma marca de iogurte que seja sem açúcar. Os ácidos desse alimento vão auxiliar na digestão e a proteína do ovo vai lhe dar energia para o resto do dia. Não frite o ovo, porque a gordura irá colocar mais pressão sobre o intestino. Evite tomar cafeína.

O que diabéticos podem comer com uma dor de estômago?
O ovo cozido dá energia por todo o dia e auxilia na digestão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lanches e almoço

É recomendado que os diabéticos comam pelo menos cinco refeições ao dia para manter niveladas as taxas de açúcar no sangue. Lanche uma banana com duas colheres de sopa de manteiga de amendoim cremosa. Os amendoins crocantes da manteiga vão colocar pressão no intestino. Fique longe da sua rotina normal de comidas fibrosas. Elas só vão causar mais dor em seu estômago. Para o almoço, aproveite uma refeição com arroz integral e duas porções de peixe cozido ou frango sem pele. Você pode substituir o arroz por uma fatia de torrada integral. Não coma nenhum laticínio. Eles podem motivar os ácidos do estômago a subir.

O que diabéticos podem comer com uma dor de estômago?
Uma dieta como essa acabará com suas dores ao final do dia (Eising/Photodisc/Getty Images)

Jantar

No final do dia, você estará tentado a trapacear sua dieta do estômago. Mantenha a tentação longe com uma refeição maravilhosa de peito de frango cozido com gengibre. Esse último alimento tem muitas propriedades medicinais que melhoram a digestão. Como acompanhamento, faça um purê de batata cozidas, sal marinho (especialmente se você tiver diarreia), leite de soja e azeite extravirgem. Além disso, sopa de macarrão com frango é ótima para estabilizar os eletrólitos e obter sua dose diária de proteína magra. Beba em torno de 10 a 12 copos de água. Você pode fazer chá de hortelã para obter sua ingestão diária de líquido.

O que diabéticos podem comer com uma dor de estômago?
Não coma frituras (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Avisos

Se seu estômago continuar a doer, acompanhe seu cronograma de alimentação fazendo uma lista de tudo que come, quando tem suas refeições e rotina de exercícios. Muitas dores de estômago ocorrem por alergias, como intolerância a lactose. Faça um teste de alergia com seu médico. Para evitar desidratação, fique longe de bebidas com carboidrato e coma picolés sem açúcar. Se a dor persistir, procure um médico. Diabéticos têm que tomar muito cuidado quando o estômago dói. Um plano de refeição consistente é necessário para manter os níveis de açúcar no sangue saudáveis. Comas diabéticos são conhecidos por ocorrerem nesses pacientes que tem níveis de açúcar irregulares. Tome precauções e leve a sério sua dieta.

O que diabéticos podem comer com uma dor de estômago?
Controle sua doença com a alimentação acima de tudo (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível