Diabéticos podem doar sangue?

Escrito por marcinho lc
Diabéticos podem doar sangue?

Posso doar sangue?

Comstock/Stockbyte/Getty Images

Quando uma pessoa quer doar sangue, sempre vem à mente algumas perguntas como “O que é necessário?”, “Posso ser um doador, mesmo tendo certas doenças?”, “E se estou tomando remédio, existe algum problema?”, “Qual o peso ideal?” entre tantas outras indagações. Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre a doação de sangue e falar um pouco sobre o diabético e sua enfermidade.

Outras pessoas estão lendo

Um pequeno guia do doador

Qualquer pessoa entre 18 e 67 anos de idade pode doar sangue, desde que tenha mais de 50 kg, caso seja do sexo masculino, e mais de 51 kg, se for do feminino. Homens podem doar até quatro vezes por ano e as mulheres, até três vezes. Não estão aptas as pessoas que já tiveram, ou ainda têm, Hepatite, Diabetes tipo I e tipo II (salvo alguns casos), AIDS, Câncer, Malária, Chagas, Lepra, aqueles que usam drogas ilícitas e que mantêm relações sexuais de risco (parceiros desconhecidos e sem uso de proteção).

Diabetes tipo I

Esta é uma doença crônica, que dura toda a vida, onde se observa uma hiperglicemia, altos índices de açúcar no sangue. Pode aparecer em qualquer idade, sendo mais comum em adolescentes e adultos jovens. É a famosa diabetes insulinodependente. As células do pâncreas produzem uma quantidade insuficiente de insulina, pois sofrem de destruição autoimune, quando o próprio organismo destrói essas células. É por isso que portadores desta doença necessitam de injeções diárias de insulina para manter o nível de açúcar, glicose, no sangue.

Diabetes tipo II

É a diabetes do adulto. Geralmente, aparece em pessoas com mais de 40 anos e que estão acima do peso. Hoje em dia, adultos jovens também têm apresentado essa enfermidade, por causa de uma má alimentação, stress diário e sedentarismo. Nesse caso, existe a produção de insulina, mas devido aos fatores já mencionados, sua ação é dificultada. É comum que o diabético padeça dessa doença por muito tempo sem ter o diagnóstico, pois se trata de uma manifestação silenciosa. Isso leva a complicações em órgãos principais, como cérebro e coração.

Por fim, diabético pode doar?

Na Diabetes tipo I, quando a pessoa é insulinodependente, não deverá doar sangue. É uma forma de proteger o diabético, pois ele pode apresentar reações à doação e agravar a sua saúde, porém seu sangue não ofereceria risco algum, caso fosse possível fazer a doação. Na Diabetes tipo II, se a pessoa tiver a doença controlada com uma boa alimentação ou com ajuda de medicação para o controle da glicemia e não apresentar complicações, poderá doar sangue, desde que cumpra os requisitos comuns para todas as pessoas.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media