Mais
×

Como diagnosticar doenças nas unhas

Atualizada July 20, 2017

Doenças nas unhas podem causar dor e serem esteticamente desagradáveis, ou podem ser perigosas e serem implicações de problemas de saúde mais sérios. Existem alguns métodos de auto-exames que você pode conduzir para descobrir se a enfermidade na sua unha é séria, e em alguns casos, descobrir maneiras de prevenir problemas simples nas unhas. Sempre consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento para tratar sua unhas.

Instruções

Se você acha que seu problema nas unhas é sério, consulte um médico (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Diagnosticando doenças nas unhas

  1. Determine se a enfermidade é causada por fungos. Infecções por fungos geralmente envolvem o descolamento da unha. Se a sua unha está rosada, você provavelmente não tem uma infecção fúngica. No entanto, se sua unha está amarela, marrom escura ou preta, você pode estar com onicomicose, que é uma infecção na unha causada por fungos. A onicomicose pode causar o engrossamento das unhas, ao ponto de se tornar um desconforto. Visite um médico se você acha que pode estar com essa infecção, já que ela pode se espalhar por outras áreas do corpo.

  2. Cheque por ara psoríase em suas unhas, especialmente se você têm psoríase na pele. De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, 50% das pessoas com psoríase na pele também desenvolvem a doença nas unhas. Como a onicomicose, essa doença irá deixar suas unhas amarelas, ou amarelo-rosadas. No entanto, a psoríase se difere porque também causa o desenvolvimento de bolhas de ar embaixo das unhas, que eventualmente causam a queda da unha, se deixada sem tratamento. A unha não irá engrossar, como com as onicomicose, mas ela irá lascar e soltar pedaços amarelados.

  3. Confira se você possue unhas quebradiças ou rachadas. Elas normalmente são caracterizadas pelo centro da unha colado ou pelo afinamento das unhas até causar dor. Existem duas causas comuns para as unhas quebradiças ou rachadas. A primeira é quando a unha é constantemente exposta à água e seca, e a segunda é devido à uma deficiência de vitaminas. Uma maneira rápida de fazer esse diagnóstico é ver se suas unhas do pé sofrem com o mesmo problemas. Se suas unhas do pé estão bem, o problema muito provavelmente não está sendo causado por deficiência de vitaminas. Para evitas as unhas quebradiças ou rachadas, faças as atividade de casa que requerem água usando luvas e use esmaltes com fibras de nylon como base antes de aplicar qualquer produto nas unhas.

Dicas

  • A onicomicose pode ser evitada com a prática de uma boa higiene nas unhas. Não compartilhe produtos de manicure e pedicure ou cortadores de unha, e sempre cheque suas unhas depois de usar piscinas públicas.
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article