Como diagnosticar problemas no sistema de arrefecimento de um VW Jetta

Escrito por ehow contributor | Traduzido por r spol
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como diagnosticar problemas no sistema de arrefecimento de um VW Jetta
Siga as etapas seguintes que se servem para a maioria dos modelos, de qualquer ano (white radiator image by Ekaterina Sidorenko from Fotolia.com)

Saber como funciona o sistema de arrefecimento ajuda você a diagnosticar problemas. Em suma, o fluido de arrefecimento recolhe o calor à medida em que passa através do motor e o libera quando passa no radiador. Nos dispositivos de arrefecimento, circula principalmente um fluido anticongelante, que controla a temperatura do sistema. Diagnostique os problemas do sistema de arrefecimento de um VW Jetta inspecionando regularmente seus componentes. Siga as etapas seguintes, que servem para a maioria dos modelos, de qualquer ano.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Inspecione a bomba d'água para verificar se não há vazamentos. A bomba mantém o fluido circulando pelo radiador, pelo radiador de ar quente e pelo motor. Se você sentir cheiro de aditivo ou verificar manchas de fluido sob seu Jetta após estacioná-lo por um curto período, o problema pode ser na bomba d'água.

  2. 2

    Verifique se as mangueiras possuem vazamentos, rachaduras, ressecamento ou buracos. Você deve verificar as mangueiras superiores e inferiores do radiador, as do aquecedor, as de desvio e de refrigeração do bloco. As mangueiras superiores por exemplo, possuem aproximadamente 5 cm de diâmetro e transportam o fluido entre o radiador e o motor. Se alguma mangueira estiver danificada, você terá problemas no sistema de arrefecimento.

  3. 3

    Verifique o nível de aditivo. Se o nível estiver baixo demais, o carro pode superaquecer. Adicione aditivo no reservatório de expansão, se for necessário. Use apenas aditivo de vida prolongada, recomendado para cinco anos ou 240 mil quilômetros, tanto nos motores de quatro cilindros, quanto nos de seis.

  4. 4

    Drene o aditivo e lave o sistema para identificar problemas de arrefecimento. Certifique-se de descartar o aditivo corretamente, pois ele é brilhante, colorido e de cheiro adocicado e, como tal, atrai animais e crianças pequenas., mas sua ingestão pode ser fatal.

  5. 5

    Avalie se o problema está na tampa do radiador. Ela pode estar desgastada ou corroída. Leve o carro a um mecânico para testar a pressão do sistema ou um usar um adaptador para examinar a pressão de trabalho da tampa e se ela está funcionando adequadamente. Substitua a tampa defeituosa assim que possível.

  6. 6

    Lave e enxague a frente do seu radiador, porque sujeira, pedras, folhas e outros detritos entram em suas aberturas durante a condução, o que pode acabar causando superaquecimento. Use uma escova de náilon macia, água com sabão e uma mangueira de água para limpá-lo.

  7. 7

    Teste a válvula termostática para ver se ela está funcionando. Se ela está defeituosa, pode apresentar leituras constantemente baixas ou picos aleatórios entre temperaturas normais e altas. Normalmente, ela fica dentro da caixa ao lado do motor, na mangueira superior do radiador.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível