Diagnóstico de Forame Oval Patente (doença cardíaca)

Escrito por sandra king | Traduzido por andressa v. da nobrega
Diagnóstico de Forame Oval Patente (doença cardíaca)

Doenças cardíacas exigem acompanhamento médico

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O forame oval diz respeito ao coração. Faz parte da nossa anatomia normal, e já começa a funcionar muito antes do nascimento, para manter o sangue circulando apropriadamente. Seu papel, entretanto, é temporário. Se o forame oval não para de funcionar após o nascimento, se torna um forame patente (aberto) oval ou "furo no coração".

Outras pessoas estão lendo

Funcionamento do coração

O coração tem quatro câmaras, duas superiores (átrios) e duas inferiores (ventrículos). Um septo (parede muscular) divide o coração nos lados direito e esquerdo. O septo separa as câmaras superiores. O septo ventricular separa as inferiores. O sangue pobre em oxigênio vem do corpo e entra no coração pelo átrio direito, que o bombeia para o ventrículo direito. Este envia o sangue para os pulmões, onde é oxigenado e retorna ao átrio esquerdo, que bombeia o sangue no ventrículo esquerdo. Em seguida, o sangue oxigenado é bombeado de volta para o corpo.

Funcionamento cardíaco pré-natal

Já que não respiramos antes do nascimento, o cordão umbilical envia sangue rico em oxigênio para o átrio direito. O coração pré-natal possui uma pequena abertura em forma de aba na parede entre os átrios direito e esquerdo -- o forame oval. O sangue passa diretamente do átrio direito para o esquerdo (sem passar pelos pulmões), e em seguida, vai para o ventrículo esquerdo, que envia o sangue para o corpo. Uma vez que os pulmões começam a funcionar, a pressão no átrio esquerdo força o forame oval a se fechar. Se ele não fechar, se torna um Forame Oval Patente (FOP).

Sintomas

De acordo com o site MayoClinic.org, uma em cada quatro pessoas tem FOP. Muitas pessoas nunca saberão disso, já que, geralmente, não existem sintomas. Um recém-nascido com FOP pode apresentar cianose (pele azulada) ao chorar ou fazer esforço. Entretanto, o site MayoClinic.com relata que uma criança com cianose e forame oval patente geralmente tem também outros defeitos no coração. Nesses casos, o FOP pode na verdade ser necessário, já que oferece uma rota alternativa, ainda que imperfeita, para o sangue circular.

Complicações

O FOP geralmente não tem complicações, mas pode ser um fator de risco para um derrame. Os médicos acreditam que coágulos de sangue minúsculos, que geralmente se alojam nos pulmões e se dissolvem, podem passar pelo FOP e então chegar ao cérebro. Entretanto, o site MayoClinic.com relata que não há evidências conclusivas sobre o problema. O FOP pode ter relação com enxaquecas com aura. A Cleveland Clinic, percebendo que pessoas que sofrem com enxaqueca às vezes melhoram com o fechamento do FOP, recomenda mais pesquisas sobre o assunto.

Diagnóstico e tratamento

O FOP é geralmente descoberto por acaso durante um ecocardiograma, um exame usado para avaliar o funcionamento cardíaco. O tratamento com aspirina ou Coumadin "afina" o sangue e pode reduzir o risco de um derrame. Os médicos podem decidir fechar o FOP em pacientes com um histórico de derrames sem causa aparente, ou enxaquecas debilitantes. A cirurgia para abrir o coração e suturar o FOP é uma opção nesses casos. Também se usa um cateterismo para colocar um dispositivo que fecha o buraco. Nesse procedimento, o médico insere um tubo bem fino por dentro do coração, carregando um dispositivo. O tubo é inserido pela virilha e chega ao coração através de veias.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media