Diagnostique se sua embreagem patina

Escrito por alexander eliot | Traduzido por eduardo gama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diagnostique se sua embreagem patina
Quando o disco de embreagem fica gasto, a embreagem patina por causa do contato insuficiente (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Uma embreagem patinando não apenas diminui a performance do veículo, mas também pode deixá-lo enguiçado se qualquer parte do mecanismo falhar por completo. Substituir a embreagem, contudo, é um serviço difícil e caro, que envolve o desmonte da transmissão para acessar os componentes internos. Você pode diagnosticar problemas antes de tentar fazer os reparos. Isso porque quando apresentam mau funcionamento, partes diferentes do sistema de embreagem apresentam sintomas e problemas de performance diferentes, desta forma, os diagnósticos podem ser feitos a partir de simples testes de direção.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Coloque o veículo em uma superfície plana com bastante espaço na frente e atrás para poder realizar o diagnóstico com segurança. Uma estrada longa ou um estacionamento vazio são ideais.

    Diagnostique se sua embreagem patina
    Uma área aberta e sem outros veículos é o ideal (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)
  2. 2

    Ligue o motor e deixe em ponto morto. Pise e solte a embreagem várias vezes, prestando atenção em qualquer inconsistência na pressão do pedal. Pressão inconsistente pode indicar problemas no sistema hidráulico da embreagem, que podem levar a problemas de acionamento quando o veículo estiver em funcionamento. Se você perceber isso, verifique os cilindros mestre e escravo da embreagem por sinais de vazamento. Caso não exista vazamento, tente fazer uma sangria e remover o ar do sistema; bolhas de ar podem levar a problemas no sistema hidráulico.

    Diagnostique se sua embreagem patina
    Vazamento de fluido também faz a embreagem patinar (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  3. 3

    Acione o freio de mão. Pise no pedal da embreagem e engate o câmbio na maior marcha possível. Lentamente, solte o pedal enquanto observa as rotações por minuto (rpm) do motor. Uma folga muito grande vai permitir que o motor continue funcionando enquanto o pedal é completamente solto. Se a embreagem estiver com pouca folga, a rpm vai diminuir quando o pedal for solto. Uma embreagem boa fará o motor morrer quando o pedal for completamente solto.

  4. 4

    Libere o freio de mão e dirija como se fosse sair normalmente, em primeira marcha. Se a embreagem estiver patinando, o motor vai girar excessivamente conforme for soltando o pedal e pisando no acelerador. Note também a presença de vibração na embreagem, que faz o veículo dar um solavanco quando o pedal é completamente liberado. A vibração da embreagem pode causar vários distúrbios de funcionamento, por exemplo, o calor excessivo gerado pela fricção pode levar a empenar o disco de embreagem ou até o volante do motor.

  5. 5

    Vá para uma rua longa e vazia para testar a embreagem em uma situação real. Ao dirigir em baixa velocidade, engate para a marcha mais alta quando estiver a 1.500 rpm. Pressione o pedal do acelerador até o fundo. Uma embreagem patinando vai deixar o motor subir de giro rapidamente e manter a mesma velocidade. Uma embreagem boa vai lentamente subir de giro e, lentamente, aumentar a velocidade do veículo.

  6. 6

    Perceba qualquer cheiro de queimado após dirigir. Quando a embreagem está patinando, a fricção gerada vai queimar o material restante da embreagem, gerando um cheiro forte semelhante ao de plástico queimado. Se não há cheiro de queimado dentro do carro, pare o veículo, abra o capô e verifique. Como a embreagem é conectada a parte traseira do motor, o cheiro vai ser muito mais forte dentro do cofre do motor.

Dicas & Advertências

  • Uma vez que a embreagem começar a patinar, o problema tende a piorar ao passo que for gasta. Substitua-a o mais rápido possível para garantir a dirigibilidade de seu veículo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível