Por que o diamante é tão valioso?

Escrito por christie gross | Traduzido por andressa lanza
Por que o diamante é tão valioso?
Entenda o que torna os diamantes tão valiosos (diamond image by sumos from Fotolia.com)

Já se perguntou por que os diamantes são tão valiosos? A resposta geralmente se encontra no processo pelo qual a pedra passa para adquirir uma forma utilizável e a quantidade de pessoas envolvidas nesse processo que devem ser pagas pelo trabalho. O valor das pedras de diamante de qualidade também é determinado pelo corte, pela limpidez, pelo quilate e pela cor.

Mineração

Os mineradores escavam diamantes de minas localizadas no subsolo e sob o nível do mar, e grandes pedaços de pedra ou de minérios são retirados das minas para que eles sejam descobertos. Praticamente todos os diamantes do mundo vêm de minas da África do Sul. Essas minas são controladas por uma companhia, a De Beers. Essa empresa regulamenta as vendas e a distribuição dos diamantes no mercado, o que permite que ela controle a quantidade e o preço.

Peneiragem

As peneiras separam os diamantes do restante da terra. Dependendo da operação de mineração, o processo de peneiragem pode ser mecânico ou manual. O processo mecânico envolve uma máquina que chacoalha suavemente grandes quantidades de minérios para que os diamantes apareçam entre os detritos. A peneiragem manual é feita por uma pessoa que filtra água através de uma peneira que contém a terra que exporá os diamantes.

Separação e classificação

Alguns especialistas habilidosos inspecionam cada diamante usando um microscópio potente para mostrar seus defeitos. Depois, as pedras são separadas e classificadas em uma de três categorias: qualidade da pedra, qualidade industrial e fragmentação. Apenas 20% de todos os diamantes são qualificados para serem vendidos em joalherias. A maioria das pedras tem qualidade industrial e utilidade para maquinários devido à alta densidade. Os diamantes de menor qualidade industrial são classificados como fragmentos e são reduzidos a pó para serem usados para cortar e polir outras pedras.

Corte e polimento

Os cortadores experientes de pedras preciosas examinam os diamantes para determinar o tipo e o formato do corte que farão. O processo envolve várias lapidações e cortes para criar pequenas superfícies ou facetas no diamante. Antes de a pedra estar pronta para ser vendida, ela é polida usando um disco coberto de pó de diamante girando em alta velocidade.

A qualidade do corte, da limpidez, do quilate e da cor do diamante

O valor da pedra sendo vendida no mercado varejista é baseado na quantidade de quilates, no corte (ou forma), na limpidez e na cor. Os diamantes que têm excelência em todos esses fatores são mais procurados.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível