Como os diamantes são transformados em uma forma utilizável?

Escrito por christie gross | Traduzido por thiago sanches
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como os diamantes são transformados em uma forma utilizável?
Existem vários usos para os diamantes (diamond image by sumos from Fotolia.com)

O processo de transformação de diamantes em forma utilizável ocorre em quatro fases básicas. Em primeiro lugar, um diamante é extraído. Em segundo lugar, ele é classificado e peneirado. Em terceiro lugar, sua qualidade é avaliada e classificada. Em último lugar, com base em sua classificação, o diamante é cortado e torna-se uma gema ou é utilizado para fins industriais. Um diamante de corte é polido e vendido como joia. O processo é cansativo e demorado, porém, é o que faz com que os diamantes sejam valiosos e raros.

Outras pessoas estão lendo

Mineração

A mineração de diamantes ocorre de quatro formas: mineração em solo profundo, mineração a céu aberto, mineração marinha e artesanal. Mineração em solo profundo envolve um túnel subterrâneo para criar pequenas câmaras na rocha. O minério é escavado usando equipamento que faz buracos na rocha para remover o material. A mineração a céu aberto é semelhante à mineração em solo profundo. No entanto, ela não envolve túneis subterrâneos porque o minério está mais perto da superfície. A pressão da água é usada para remover seções de minério da mina. A mineração marinha utiliza uma broca para perfurar o fundo do mar e, assim, extrair o material que é, em seguida, bombeado para um recipiente na superfície. A artesanal é uma forma simplista de mineração. Ela, basicamente, implica em uma pessoa escavando e selecionando com as mãos na lama ou um leito de cascalho. Os materiais são colocados em peneiras e a água é usada para limpar os detritos.

Classificação e peneiramento

Os minérios extraídos devem ser classificados e peneirados. O processo envolve a utilização de uma panela de lavagem filtradora, uma máquina ou cones rotativos e ciclones, que classificam e peneiram o minério até que eles estejam separados dos diamantes. Como os diamantes são de alta densidade ou pesados​​, tendem a cair para o fundo, o que permite a remoção de resíduos a partir do topo.

Classificação

Diamantes que são remanescentes após o processo de classificação e peneiramento são cuidadosamente revistos por um técnico. O técnico usa uma lupa para revelar imperfeições nos diamantes. Em seguida, ele os classifica em três categorias: gema de qualidade, qualidade industrial e imperfeitos. Embora os diamantes de gema de qualidade sejam os mais valiosos, cada categoria de diamantes é útil de alguma forma.

Diamentes de gemas de qualidade

Apenas cerca de 20 por cento dos diamantes são gemas de qualidade, afirma o site "LooseDiamondsReviews.com". Diamantes de gema de qualidade devem ser cortados e polidos para ser vendidos como uma joia. Um cortador de joia treinado inspeciona cada pedra e prepara-a para o corte. O processo envolve clivagem e serragem complexas com um disco especial revestido com pó de diamante. Quando o diamante é cortado, ele fica pronto para o polimento. É neste ponto que as pequenas superfícies, ou facetas, são feitas no diamante. Essas facetas tornam-o brilhantes e refletores de luz. As facetas são feitas usando um prato giratório de ferro para polimento, o qual é tratado com pó de diamante e óleo, que é colocado em uma velocidade muito elevada. Quando as facetas estão completas, o diamante está pronto para ser vendido.

Diamante de qualidade industrial

A maioria dos diamantes, 80 por cento, é de qualidade industrial, afirma o site "DiamantsInfos.com". Como o nome indica, os diamantes de qualidade industrial são utilizados por indústrias na fabricação de equipamentos e máquinas. Os diamantes de qualidade industrial amarelos são preferidos por causa de sua alta densidade, o que os torna desejável para equipamento de perfuração.

Imperfeitos

O diamante imperfeito é considerado a menor qualidade de diamantes industriais. Ele é geralmente esmagado e usado para pó de diamante, que é utilizado para cortar e polir os diamantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível