×
Loading ...

Como usar um diapasão

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um diapasão é uma ferramenta que produz um tom musical usado para afinar-se um instrumento ou como referência de um tom puro. Existem vários tipos de diapasões, para diferentes usos. Ele não é um instrumento musical, mas seu uso apropriado pode melhorar a performance de muitos estilos musicais.

Instruções

Use um diapasão
  1. Encontre o diapasão correto. Existem diapasões especiais, feitos para violões, que possuem seis tons diferentes, um para cada corda. Diapasões cromáticos são perfeitos para vocais ou timbales. Você ainda pode encontrar diapasões de sopro e também eletrônicos, que emitem o som ao apertar-se um botão.

    Loading...
  2. Afine instrumentos utilizando um diapasão. Eles são ótimos para se afinar violões, banjos, violinos e outros instrumentos de cordas. Use o diapasão correto e afine o instrumento corretamente. Quando estiver afinando um instrumento mais baixo, você ficará no tom correto se afrouxar a corda (abaixo do tom) e então voltar a ele.

  3. Use um diapasão para afinar um timbale. Esses são grandes tambores usados para compor um arranjo de uma orquestra. A música do timbale irá dizer ao instrumentista para qual nota cada um deles deverá ser afinado. Use o diapasão corretamente, até você ouvir o tom, e então ajuste o pedal de afinação.

  4. Faça um tom de referência para performance vocal. Diapasão são usados por vocalistas e corais quando estão cantando uma "cappella". O condutor ou líder irá utilizar essa ferramenta para dar um tom de referência para cada seção ou para o grupo todo.

Loading...

Dicas

  • É aconselhável verificar suas afinações com um afinador eletrônico, especialmente em instrumentos de cordas.
Loading ...
Loading ...