Mais
×

Diarreia associada à dor nas articulações

Atualizada June 13, 2017

A diarreia é definida como uma evacuação muito solta ou muito frequente (ou ambos). A dor na articulação pode ocorrer em uma ou mais articulações e é, por vezes, associada a lesões, artrite ou infecção. Apesar de não haver relações de causa e efeito entre esses sintomas, a diarreia e essa dor podem ocorrer ao mesmo tempo, como sintomas de alguma causa comum.

A diarreia ocorre quando a evacuação é muito solta e frequente (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Identificação

A diarreia é marcada por evacuações aguadas, fétidas ou urgentes, e podem acompanhar outros sintomas gastrointestinais, como gases, cãibras e náuseas. A dor nas articulações pode ser descrita como uma dor que queima, incomoda ou pulsa e, por vezes, ocorre junto com rigidez ou limitação nos movimentos das articulações afetadas.

Causas

De acordo com o HealthLine.com, algumas das possíveis causas da diarreia junto com a dor na articulação incluem gripe suína, colite ulcerosa, polio, eritema infeccioso, doença do legionário, leptospirose e doença de Whipple. Alguns medicamentos também podem causar esses efeitos, assim como alguns transtornos digestórios, como doença celíaca.

Complicações

As complicações dependem muito da causa dos sintomas. A diarreia prolongada pode levar à desidratação, desequilíbrio electrolítico e perda de peso, e a dor nas articulações pode reduzir a produtividade e afetar a qualidade de vida.

Tratamento

De acordo com o eMedTV.com, comer porções menores de alimentos de fácil digestão, como banana, arroz branco e torradas, ajuda a controlar a diarreia. Os medicamentos vendidos sem prescrição, como a loperamida, ajudam a suavizar as condições intestinais causadoras da diarreia. Alguns analgésicos vendidos sem precaução, como paracetamol e aspirina, ajudam a aliviar a dor na articulação.

Advertência

É fundamental determinar a causa-base da diarreia e da dor para escolher um tratamento seguro e eficiente. Para evitar efeitos colaterais, nunca tente tratar esses sintomas sem supervisão médica ou sem ter um diagnóstico preciso.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article