×
Loading ...

Diarreia canina fétida

A diarreia canina se caracteriza pela evacuação frequente — mais de cinco vezes em um período de 24 horas — com fezes moles ou líquidas. Todas as fezes recentes de cães são muito fedidas, no entanto, a diarreia muito fétida é normalmente um sintoma de uma doença grave. Os cães de pequeno porte e filhotes podem se desidratar rapidamente, sendo assim, um médico veterinário deve ser chamado o quanto antes.

A diarreia canina se caracteriza pela excreção frequente de fezes moles ou líquidas (Wikimedia Commons)

Para o veterinário

Para um veterinário determinar a causa da diarreia fétida, ele terá de ser informado de outros sintomas, como perda de peso, aumento da sede, perda de pelos, vômitos, problemas de coordenação ou súbita falta de energia. Ele também precisará de uma amostra das fezes, a menos que haja uma suspeita de gastroenterite hemorrágica, situação em que o cão deve ser levado para uma clínica veterinária o mais rápido possível.

Loading...

Alerta

A causa mais terrível do quadro é a gastroenterite hemorrágica. Isto é, quando alguma parte da parede intestinal está sangrando muito. Isso pode ser devido a doenças, lesões, ingestão de veneno, forte infestação parasitária, superdosagem de medicação ou ingestão de algum objeto estranho pequeno que tenha lesionado o aparelho digestivo. O cão defecará poças de sangue e nada mais. O odor é justamento por causa do sangue. O animal também pode sentir muita dor, chegando a morder por causa disso.

Insuficiência pancreática exócrina

De acordo com "The Veterinarian's Guide to Your Dog's Symptoms", uma outra causa seria a insuficiência pancreática exócrina. O mau odor se deve a alimentos mal digeridos, fazendo com que as fezes tenham cheiro de comida podre. Outros sintomas desse mesmo quadro incluem rápida perda de peso, apetite voraz e pelagem fina ou rala. Esse quadro clínico é potencialmente letal pois o cão perde a capacidade de digerir os alimentos.

Filhotes

Segundo o "Dog Owner's Home Veterinary Handbook", filhotes não desmamados que apresentam diarreia com cheiro de leite azedo sem nenhum outro sintoma provavelmente estão tendo alguma dificuldade de digerir o leite materno ou mamaram demais. A menos que eles repentinamente apresentem outros sintomas, como perda de peso ou febre, não precisam ir ao veterinário.

Considerações

Se um cão mais velho apresentar diarreia com cheiro de lixo ou leite azedo, é provável que tenha consumido alimentos humanos em grandes quantidades. Se o animal parecer debilitado e estiver também apresentando um quadro de vômitos ou se a diarreia não melhorar dentro de um dia, leve-o imediatamente ao veterinário. Ingerir comida estragada pode levar a uma infecção bacteriana.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...