Diarreia em recém-nascidos

Escrito por jayde m. nichols | Traduzido por helmir soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diarreia em recém-nascidos
Diarreia em recém-nascidos pode ser alarmante e os pais devem sempre contatar o pediatra (newborn image by jodi mcgee from Fotolia.com)

Para os pais, as fezes da criança podem ser alarmantes. É difícil perceber a diferença entre um movimento intestinal normal e a diarreia, particularmente em bebês amamentados ao seio. Há diversos fatores para a diarreia nos bebês e, às vezes, pode ser difícil tratá-la em casa, sendo necessários cuidados médicos.

Outras pessoas estão lendo

Sinais de diarreia no recém-nascido

Recém-nascidos têm muitos movimentos intestinais ao longo do dia. Os pais devem identificar o que é um movimento regular. O cocô do bebê tende a ser molinho, particularmente se ele for amamentado ao seio. Uma alteração súbita nos movimentos intestinais pode ser um sintoma de diarreia. Isso inclui evacuações intestinais mais frequentes e fezes mais aguadas. Muitas vezes, a cor das fezes pode apresentar uma cor esverdeada e conter filamentos de muco.

Causas de diarreia em bebês

Há muitas causas de diarreia em recém-nascidos. A maioria das infeções virais como a gripe tem como causa a diarreia. As infeções causadas por bactérias como a E.coli também provocam fezes aguadas. Se os pais suspeitarem que o bebê sofre de alguma infeção devem consultar o pediatra. Alguns casos de diarreia são causados por infeções nos ouvidos, que precisam ser tratadas pelo pediatra. Se o bebê estiver sendo medicado com antibióticos, a diarreia pode ser um efeito colateral. Outras causas de diarreia incluem alergia e intolerância a certos alimentos. Se suspeitar que o bebê sofre de intoxicação alimentar busque socorro médico imediato.

Riscos de diarreia em recém-nascidos

A diarreia nos bebês pode causar a desidratação, caso não seja tratada rapidamente. Ela pode ser fatal, por isso os pais devem manter o bebê hidratado e levá-lo ao pediatra. A dificuldade em ganhar peso é outro dos riscos da diarreia. Essa situação melhorará assim que a diarreia terminar.

Tratar a diarreia nos bebês

Os bebês devem tomar bastantes líquidos para prevenir a desidratação. Para os bebês amamentados, as mamães devem amamentá-los ao seio sempre que possível. A criança deve tomar muitas vezes uma fórmula de leite em pó. Se ela não conseguir reter esses líquidos, o médico pode prescrever o uso de uma bebida eletrólítica (Pedialyte). É recomendável que os pais mimem os bebês. Durante a troca de fraldas, você pode usar um creme contra as assaduras, para evitar e sarar a vermelhidão.

Quando contatar o pediatra

Caso o bebê sofra de diarreia, os pais devem sempre contatar o pediatra. Precisa consultá-lo, se o recém-nascido mostrar sintomas de desidratação, como por exemplo: ausência de fraldas molhadas por mais de seis horas, falta de lágrimas ao chorar e moleira afundada. Se ele apresentar sangue nas fezes deve consultar o pediatra imediatamente. Outros sinais da desidratação incluem vómitos frequentes e alta temperatura.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível