Dicas para 400 m rasos

Escrito por tracy barnhart Google | Traduzido por catarinne lima
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Dicas para 400 m rasos
Os 400 m rasos é a corrida mais cansativa de todas as corridas de velocidade (track lanes image by jimcox40 from Fotolia.com)

Os 400 m rasos é a corrida mais longa tanto em pista quanto em campo (cross). Corredores precisam de velocidade e tempo de reação de um velocista, e a força e resistência de um atleta de meia distância. Participantes correm em pistas determinadas e começam a corrida em uma marca, para que cada atleta percorra a mesma distância. Atletas de sucesso passam seu tempo treinando fisicamente e mentalmente para a corrida.

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Desenvolva um plano de corrida

Devido à sua natureza exigente, os 400 m rasos requerem um plano de corrida. Você deve gastar a mesma quantidade de tempo para desenvolver o seu plano e para tonificar o seu corpo. Embora as técnicas de treinamento variem, um planejamento comum para os 400 m envolve quebrar a corrida em quatro partes de 100 metros. Os primeiros 100 m da corrida requerem um início explosivo e um acúmulo de velocidade através da primeira curva. Até o final da primeira curva, você deve estar perto de sua velocidade máxima. A segunda parte se dá em uma reta. Durante esta seção, relaxe e mantenha a sua velocidade. A terceira seção da corrida ocorre em torno da segunda curva. Aumente a sua velocidade através da curva, então você estará em sua velocidade máxima para os últimos 100 metros da corrida.

Mantenha a forma

A habilidade para correr rápido é uma combinação de capacidade natural de corrida e uma boa forma. Em uma corrida de 400 m, você deve manter a forma perfeita durante o trajeto inteiro para maximizar sua velocidade. Segure o seu torso e mantenha cabeça ereta, relaxe seus ombros. Mova os braços rapidamente com os cotovelos dobrados para manter seu corpo em movimento pela pista. Siga um caminho reto em sua pista para evitar distâncias e passos estranhos. O movimento de suas pernas vai seguir a velocidade dos seus braços, então acelere o seu movimento dos braços nas áreas de corrida onde você está aumentando a velocidade.

Treinar para força e resistência

Velocistas que participam da corrida de 400 m devem ter força e resistência. Seu treino deve incluir levantamento de peso e fortalecimento muscular para construir a sua massa muscular. Passe algum tempo na pista treinando com arrancos em distâncias médias para aumentar a resistência e capacidade pulmonar, o que permitirá que você termine a corrida tão forte quanto estava no início.

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